Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
Nesse texto você vai entender qual é a origem do estilo Yang de Tai Chi Chuan. Acompanhe a história de Yang Lu Chan, um exímio lutador que revitalizou a prática do Tai Chi!
O que é o Tai Chi Chuan
Antes de abordar a origem do estilo Yang, é preciso entender o que é um estilo de Kung Fu e onde o Tai chi se encaixa nesse assunto.
Em primeiro lugar, o termo “Kung Fu” é usado no ocidente como sinônimo de “artes marciais chinesas”. Assim, o Kung Fu é um conceito muito abrangente, que envolve todas as práticas marciais e corporais. Não se pode esquecer que em algumas famílias e tradições o Kung Fu também está ligado à prática espiritual.
Em seguida, é importante lembrar que o Tai Chi é um estilo de Kung Fu. Sendo assim, ele não seria diferente de sistemas marciais como o Louva-a-deus, o Hung Gar ou o Shaolin do Norte. Todos esses sistemas marciais são bastante distintos e possuem princípios técnicos e históricos totalmente únicos.
No entanto, dentro de um estilo de Kung Fu é possível encontrar diversas ramificações. No caso do estilo Louva-a-deus, por exemplo, temos os ramos do Sete Estrelas, Flor de Ameixa, Taiji, etc. Isso se deve a linhagens que se desenvolveram a partir de mestres diferentes. Por mais que os princípios técnicos fossem comuns, era comum que cada professor passasse para frente detalhes e nuances distintos.
Com o Tai Chi Chuan ocorreu o mesmo processo. Ele começa como um sistema fechado, mas que foi sendo alterado aos poucos criando diversos ramos. No caso do estilo Yang de Tai chi Chuan temos um processo de variação tão grande que ele ficou bem diferente do estilo que o originou. Por mais que o estilo Yang seja um ramo do Tai Chi Chuan, ele se tornou tão único que é encarado como um sistema marcial independente.
A origem do Tai Chi Chuan
A criação do Tai Chi Chuan é envolta em mistérios. A falta de registros históricos faz com que seja difícil traçar com precisão quem foi o criador desse método marcial. Além disso, muitas famílias marciais mantinham seus conhecimentos guardados como segredos absolutos. Isso só agravou a falta de informações precisas sobre o Kung Fu em geral.
Contudo é possível chegar a duas possíveis origens do Tai Chi, uma mais mítica e outra mais histórica.
A origem mítica do Tai Chi Chuan
Nessa versão mais folclórica temos como o criador do Tai Chi o lendário monge taoista Zhang San Feng 張三丰. Ele era um devoto às práticas taoistas de elevação espiritual e de busca da imortalidade. As lendas contam que ele teria vivido no séc. XIII d.C.
Zhang teria abandonado os métodos de treinamento físicos das artes marciais para se concentrar no controle do Chi (ou energia interna). Tal controle possibilitaria que San Feng se tornasse imbatível no combate. Além disso, sem fazer exercícios físicos pesados (que naquela época, com métodos não científicos, poderiam mais machucar do que fortalecer) ele poderia preservar melhor sua saúde.
Um dos fatores que mais lança dúvida sobre essa versão é o aspecto fantástico dessa história. Pois nas lendas, Zhang San Feng teria atingido a imortalidade. Esse alvo era o ponto principal do taoísmo esotérico e atraía os olhares tanto do povo quanto das elites.
A origem histórica do Tai Chi Chuan
Contudo, ao traçar as linhagens de Tai Chi podemos chegar a Chen Wang Ting (陈王庭). Ele viveu entre 1580 até 1660 d.C. Nascido em Chengjigou, na província de Henan, Cheng se tornou um general durante os momentos finais da dinastia Ming 大明 (1368-1644).
Seu principal trabalho como militar era garantir a segurança de caravanas que viajavam entre Henan e Shandong. Contudo, com a ascensão dos Qing 大清(1644-1912) sua carreira militar acabou. Ele se retirou para a morada de sua família. Lá ele passou a cultivar sua técnica marcial.
Não se sabe ao certo quem o ensinou Kung Fu, no entanto é possível notar as influências que o estilo Chen de Tai Chi Chuan recebeu das suas experiências militares. A maior inovação de Wang Ting foi a de misturar conceitos militares, como os do general Qi Jiguang 戚繼光 (1528-1528 d.C.) com os princípios taoistas.
Os estilos internos e externos
O maior diferencial entre o Tai Chi Chuan e os outros estilos de Kung Fu é sua prática focada na energia interna, o Chi. Esse é um conceito central na cultura e medicina tradicional chinesa. Dada a importância dessa ideia não é de se estranhar que as artes marciais chinesas também usassem esse termo.
Tanto o é, que há uma separação conceitual entre os estilos internos e externos de Kung Fu. Dentro dessa lógica, seria possível dividir os estilos entre aqueles mais focados no uso da energia externa, dos ossos e músculos, e os que treinam a energia interna, utilizando o Chi.
Todavia, essa divisão é um tanto arbitrária. Não só pelo contexto histórico de sua criação, mas também pelo fato de que muitos estilos de Kung Fu tem algum tipo de treinamento respiratório ou meditativo para fortalecer o Chi. Há também o fato de que as escolas ditas internas, como o estilo Yang de Tai Chi Chuan, treinam a energia externa também, condicionando seu corpo.
Dessa forma, é importante relembrar que o Tai Chi Chuan e os estilos comumente chamados de internos são artes marciais chinesas que possuem raízes muito próximas dos estilos externos.
Yang Lu Chan (1799-1872)
Yang Lu Chan nasceu em Guangping, na província de Hebei. De origens humildes ele cresceu acompanhando seu pai nas lavouras. Desde cedo ele se interessou por artes marciais, chegando a aprender um pouco do estilo Punho Longo, ou Chángquán 長拳.
Uma história conta que em uma de suas andanças, ele viu uma pessoa utilizar o estilo Chen de Tai Chi Chuan em um grupo de bandidos. Impressionado com o que viu, Yang foi procurar a escola que havia ensinado aquela técnica.
Depois de aprender o estilo Chen (com muito custo e perigo), Lu Chan desenvolveu uma variação própria. Ele passou a ensinar seu método para várias pessoas, inclusive da elite imperial. O sistema Chen adaptado se tornou o estilo Yang de Tai Chi Chuan, um dos mais praticados na atualidade.
O estilo Yang
Há uma história que conta a criação do estilo Yang com base nas técnicas da família Chen. Yang Lu Chan teria vendido suas terras e ido trabalhar como empregado dos Chen para “roubar” sua técnica. Naquela época era comum que as famílias fossem bem fechadas, não permitindo que pessoas de fora aprendessem as artes do clã.
Ao espionar os Chen, Yang conseguiu aprender o estilo sem ninguém perceber e também se tronou muito habilidoso. Em um dado momento Lu Chan salvou a honra da família Chen ao derrotar um desafiante que havia derrotado o filho mais velho do mestre Chen Chang Xin.
Roubar uma técnica poderia leva-lo à morte. Porém, ao invés de receber a pena capital, ele foi aceito como discípulo dos Chen. Após a oficialização do seu discipulado ele viajou pela China aceitando vários desafios e derrotando vários lutadores de outros estilos. Assim, ficou conhecido como “Yang, o Eterno Vencedor”.
Yang rompeu com a tradição Chen de ensinar para pessoas fora da família. Passando a ensinar em Beijing. Pode-se imaginar que essa postura de Yang se deve ao fato de que sua origem humilde o impossibilitaria de ter aprendido artes marciais. Se Chen Chang Xin não o tivesse apoiado seu destino seria bem diferente.
O estilo Yang de Tai Chi Chuan é o mais difundido e praticado no mundo. Ele é caracterizado pelos seus movimentos leves e graciosos. Por poder ser treinado sem grandes impactos nas articulações, ele é geralmente recomendado para idosos e pessoas em recuperação de lesões.
E você? Já treinou Tai Chi Chuan? Entre em contato conosco e agende sua aula experimental!
Beba direto da fonte!
Para explorar a fundo qualquer conhecimento é preciso buscar as fontes originais. Sem isso é impossível saber se o conhecimento é confiável ou não.
Esse texto é, em grande parte, baseado no seguinte livro:
Você pode encontrar muitas informações sobre o Tai Chi Chuan neste livro.
Acesse o link e comece a ler já!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!