Descubra quais são os estilos de Kung Fu mais praticados!

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Nesse texto você vai aprender o que é um estilo de Kung Fu, quais os critérios para sua nomeação e quais são as várias categorias usadas para classifica-los. Em seguida você conhecerá um pouco da origem dos estilos de Kung Fu mais famosos.

Os estilos de Kung Fu

O Kung Fu é uma arte marcial chinesa, mas muitas vezes ficamos confusos quando ouvimos expressões como “Kung Fu Louva-a-deus”, “da Garça” ou “da família Chen”. A verdade é que o Kung Fu é tão diverso quanto o território chinês é extenso.

Na China antiga, cada vilarejo tinha o seu próprio método de lutar. Em geral, o professor era um oficial aposentado do exército ou um aventureiro que já viajou bastante. Esse professor passaria para seus alunos as técnicas e aprendizados que eles aprenderam com seu mestre e experiência de vida.

Costumava-se chamar esse método de “Kung Fu da Vila”. Pois ele era, na maioria dos povoados, o único a ser ensinado. Com o passar do tempo vemos um grande desenvolvimento de técnicas que vão se transformando em um sistema ou estilo de Kung Fu.

O que é um estilo de Kung Fu

Um sistema (ou seja, um estilo) é
um conjunto de técnicas marciais e métodos de treinamento que tem um mesmo
princípio. Por exemplo, o Kung Fu Pakua (ou Bagua)
tem no seu princípio que tudo está em movimento. Por isso, o praticante aprende
a se manter sempre em movimento enquanto luta.

Um estilo de Kung Fu pode ser focado em ataques, agarramento ou armas. Muitas vezes, um estilo focará em apenas um ou dois desses aspectos. Na história do Kung Fu há relatos tanto de mestres que treinavam só um estilo quanto de artistas marciais versados em vários sistemas.

Como um estilo é nomeado?

O estilo pode ser nomeado de acordo
com a família que o criou. O Hung Gar é assim chamado, pois é o Kung Fu da
família Hung. Ou então pelo princípio técnico que o fundamenta. Como é o caso
do estilo Xingyi ou Hsing-I, cujo nome significa “intenção e forma” ou “mente e
forma”. Sendo assim a ideia desse estilo é o trabalho em conjunto da intenção
mental com a forma física.

Outros estilos recebem o nome do animal que inspirou suas técnicas, como o estilo Louva-a-deus, que tem sua técnica inspirada no método de caça desse inseto. Os sistemas podem também receber o nome do lugar onde ele foi desenvolvido, como o Boxe Emei que foi criado na região da montanha Emei.

Como um estilo é criado?

Como a ancestralidade é fundamental na cultura chinesa, quase sempre encontramos uma narrativa que conta como um estilo de Kung Fu foi criado. Ela pode muitas vezes ser bem fantasiosa, se aproximando mais de uma lenda do que uma história baseada em fatos.

A narrativa sobre o sistema de luta era importante não só para saber acerca da fonte do conhecimento, mas também para explicar de forma simplificada os fundamentos do estilo. Na lenda sobre o estilo Louva-a-deus, por exemplo, temos um conto sobre um artista marcial que vê um louva-a-deus lutar contra uma cigarra. Verdadeira ou não, essa história explica que o praticante tem que imitar o inseto, atacando rápido e ferozmente.

Além de uma “lenda” de criação,
há também uma linhagem de mestres que manteve viva a técnica. Essa é a árvore
genealógica de um estilo. Muitas vezes ela se ramifica, criando variações de um
mesmo estilo. Por exemplo, o estilo Louva-a-deus tem várias ramificações, como
o Sete Estrelas, Flor de Ameixa e Taiji.

Como os estilos de Kung Fu são classificados

Existem mais de 300 estilos
reconhecidos oficialmente pela comunidade de mestres e praticantes de Kung Fu. Sendo
tantos assim, é comum ouvir sobre várias categorias que separam os vários
sistemas. Elas tentam tornar mais fácil de abarcar a ampla gama de técnicas
marciais chinesas.

Estilos Internos e Externos

Uma divisão bem comum dentro das
modalidades do Kung Fu são as categorias de “artes externas” e “artes
internas”. Em linhas gerais podemos defini-las como:

Artes externas:

  • Gera e aplica energia pelos músculos e ossos;
  • Usa a própria força contra a força do
    adversário;
  • É mais “duro”;
  • Sua origem é associada ao templo Shaolin.

Artes internas:

  • Gera e aplica a energia universal qi;
  • Usa a força do adversário contra ele mesmo;
  • É “suave, sutil”;
  • Baseia-se no taoismo – estilos como o taijiquan (boxe ultimo supremo), xinqyi quan (punho da forma e da intenção ou punho do corpo e da mente) e bagua zhang (palma dos oito trigramas).

Essa categorização das artes marciais chinesas surgiu do livro Epitáfio para Wang Zhengnan (Wang Zhengnan um zhi Ming, 1669), escrito por Huang Zongxi.  Neste livro encontramos informações sobre Zhang San Feng o patrono do Tai Chi Chuan e artes internas.

Porém, esse texto deve ser
entendido em um contexto político conturbado. A dinastia Ming (liderada pela
etnia han) havia sido derrubada pelos estrangeiros manchus, assim foi fundada
em 1636 a dinastia Qing.

Huang militava pela restauração dos Ming. Ele sempre teve uma vida política bem ativa e isso influenciou seus textos, que continham pequenos atos de rebeldia. Um exemplo é o fato de Huang usar o calendário Ming na sua escrita.

Henning e Wile, historiadores,
argumentam que os Huang estavam associando o
Norte/Shaolin/ budismo com os
invasores manchus, enquanto o Sul/Wudang/taoismo
estariam ligados aos han (povo nativo da região).  Por isso a supervalorização por parte deles ao
se referir às artes internas, que seriam “verdadeiramente” chinesas, ou seja,
han.

Dessa forma, a divisão entre
artes internas e externas está mais ligada a uma visão política de um período
muito específico da China do que com as técnicas marciais propriamente ditas. A
verdade é que o treinamento externo, dos músculos e dos ossos, está presente
nas artes internas. Da mesma maneira, o treino interno do controle do qi/chi e da respiração também está
presente nas artes chamadas de externas.

Estilos do Sul e do Norte

A expressão “punhos do sul,
pernas do norte” é muito utilizada para dividir os vários estilos de Kung Fu. A
ideia é que os estilos do norte focam nas técnicas de pernas e os do sul
usariam mais os braços. O rio Yangtsé serve como referência para essa divisão.

Os motivos que normalmente são
utilizados para justificar essa segmentação são os seguintes:

Norte:

  • Uso de pernas;
  • Nortenhos tem uma média de estatura maior;
  • Região fria, muita roupa atrapalha os braços;
  • Região rochosa, solo firme ajuda nos chutes.

Sul:

  • Uso de braços;
  • Sulistas tem uma média de estatura menor;
  • Região quente, pouca roupa favorece o uso dos
    braços;
  • Região lamacenta e irregular, solo instável
    prejudica o uso de chutes.

No entanto, essa
é uma divisão que só ajuda a descobrir se o estilo se originou ao norte ou sul
do rio Yangtsé, pois há diversas exceções a essa regra. Há estilos do sul que
focam nos chutes e estilos do norte que focam nos socos.

Além disso, a maior parte dos estilos de Kung Fu vem do
norte da China
. Isso provavelmente se deve ao fato de que o norte era mais
pobre e conturbado. O alto número de criminosos e situações de risco fez com
que as populações desenvolvessem várias formas de combate para sobreviver.

O Sul era mais estável e próspero, isso
fez com que o interesse no Kung Fu como técnica marcial não se desenvolvesse
com tanta força como no norte. Geograficamente, o sul era privilegiado por não
sofrer com a constante ameaça das etnias provenientes da região nordeste da
Ásia, como os xiongnus e os manchus.

Os estilos de Kung Fu mais praticados

Agora que você já sabe um pouco
mais sobre como um estilo é nomeado e classificado confira quais são os estilos
mais praticados do Kung Fu!

  • Louva-a-deus

O Louva-a-deus do norte foi
desenvolvido na região de Shandong, no norte da China. Há várias lendas sobre a
criação desse estilo. Uma delas diz que ele foi criado na dinastia Song
(960-1279), por Wang Lang. Ele e mais 17 mestres teriam sido chamados para ir
ao Templo Shaolin pelo abade Fu Ju. Lá Wang Lang teria absorvido muitos
conhecimentos dos outros mestres.

Ou lenda coloca Wang Lang no
século XVI, na dinastia Ming. Nessa versão ele é retratado como um artista
marcial em desenvolvimento que desafiou os monges do Templo Shaolin. No
processo de preparo para as várias lutas ele criou o estilo Louva-a-deus.

O que é comum em todas as versões
é o fato de Wang Lang ter observado uma luta entre uma cigarra e um
louva-a-deus. Wang ficou impressionado com a capacidade do pequeno inseto de se
defender da cigarra, que era muito maior.

Depois dessa experiência, o
fundador teria capturado um espécime e se inspirado nos seus movimentos e
táticas de combate. Esses movimentos foram então adaptados para o corpo humano.

Da mesma forma que o inseto
captura sua presa, esse estilo se baseia em ataques ferozes e velozes. Há
técnicas de aprisionamento, projeções, torções, ataques de média distância com
as mãos e chutes de longa distância, etc. Esse é um estilo muito sofisticado e
completo. Também existem variações dentro desse estilo. Temos o Sete Estrelas
(que é o mais popular), Flor de Ameixa, Taiji, Seis Harmonias e vários outros.

  • Hung Gar

O estilo Hung Gar é muito
característico e representa muito bem a crença popular de que os estilos do sul
da China são focados nos movimentos de braços. Ele foi desenvolvido na região
de Fujian, no século XVII.

O Hung Gar foi inspirado no Kung
Fu Shaolin, do templo de Henan. Nessa época a dinastia Qing, liderada pela
etnia manchu, exercia forte repressão contra as práticas marciais e
tradicionais. Eventualmente o Templo Shaolin foi queimado e apenas alguns
monges sobreviveram.

Dentre estes estava o Jee Sin Sim
See (Sim See significa “instrutor zen”). Esses monges se instalaram em um
templo na província de Fujian e continuaram a manter as práticas Shaolin. Por
isso, esse templo é comumente chamado de Templo Shaolin do Sul.
Consequentemente, as artes provenientes dessa região também são chamadas de
artes Shaolin do Sul.

Jee Sin teve alguns alunos, um
deles foi Hung Hei-gun. Hung era um mercador de chá que teve problemas com as
autoridades manchus. Ele buscou refúgio no templo e não só foi acolhido, como
também recebeu treinamento marcial.

Em alguns anos, Hung já era o
melhor aluno de Jee Sin. Ele acabou criando o Hung Gar. O nome do estilo é
baseado no sobrenome de Hei-gun, mas também era uma afronta aos líderes Qing. Pois,
“hung” era o nome real do imperador (Hungwu) que derrubou a dinastia mongol
Yuan e instalou a dinastia Ming. Assim, esse nome se tornou uma forma de
propagar o desejo do retorno da dinastia Ming.

O estilo Hung Gar é conhecido por
suas bases fortes (os praticantes costumavam ficar horas na postura do cavalo)
e movimentos firmes e precisos de braços. Nesses sistemas encontramos alusão a
cinco animais: o tigre, a garça, o dragão, a serpente e o leopardo.

  • Shaolin do Norte ou Bei Shaolinquan

Como o nome já diz, esse é o estilo que se originou no Templo Shaolin, localizado na província de Henan e fundado em 495 d.C. Há muitas lendas acerca desse templo, mas se sabe que a prática marcial já acontecia no mosteiro desde a dinastia Tang (618-907 d.C.).

O templo se tornou um local de
intercâmbio de práticas marciais ao longo dos séculos. Estilos de Kung Fu
praticados ao norte do rio Yangtsé foram sendo integrados aos ensinamentos
marciais de alguns monges no templo. Esses estilos eram o Tan Tui, Cha Quan,
Hua Quan, Pao Quan e Hong Quan.

Com o passar do tempo os vários
sistemas que passaram pelo templo foram organizados em dez formas (rotinas ou taolus). Essas formas compõe todo o
arcabouço técnico do Shaolin do Norte.

Porém, na primeira metade do século XVIII, o estilo quase foi destruído com o Templo pelos Qing. Supostamente, somente o monge Jue Yuan conseguiu salvar o Shaolin do Norte ao fugir para o sul. O mestre mais famoso desse estilo é Gu Ruzhang, nascido em 1894, na província de Kiangsi. A organização atual do Shaolin do Norte é atribuída a ele.

Esse estilo é reconhecido por ser
muito bonito e acrobático. Com suas posturas baixas e transições fluidas ele dá
uma ampla gama de técnicas ao praticante. O treino nesse estilo é realizado
tanto com as mãos vazios quanto com armas tradicionais do Kung Fu.

  • Wing Chun ou Ving Tsun

Mais um estilo do sul que foca em bases estreitas, movimentos de braços curtos e rápidos. Esse estilo teria sido criado visando a defesa pessoal. Ele é muito famoso por ser o estilo que Bruce Lee aprendeu quando jovem e também pelo sucesso dos filmes que retratam a vida de Ip Man, um dos maiores mestres desse estilo.

A lenda mais famosa
sobre a criação do Wing Chun é a de que a jovem Yim Wing Chum criou o estilo
para se defender de um chefe militar (um Senhor da Guerra). Ela teria aprendido
as técnicas com a monja Wu Mei (Ng Mui em cantonês). Ela faria parte de um
pequeno grupo de monges que teriam escapado da destruição do lendário Templo
Shaolin do Sul.

A única
referência histórica sobre a criação desse estilo é a publicação de um jornal
do condado de Yongchun (Yongchun zian zhi
c. 1784
). Esse registro cita uma mulher chamada Ding que teria se instalado
em Youngchun. Ela e seu marido teriam ensinado artes marciais a 24 pessoas.

No entanto, não
há referência que Wu Mei fosse uma monja ou que tivesse qualquer ligação com o
Templo Shoalin (seja do Norte ou do Sul). O historiador Stanley Henning diz que
a criação do Wing Chun remonta ao governo do imperador Kangxi (1662-1722).

Esse período é o mesmo em que o livro Histórias do Estudo das Conversações Curtas (Liaozhai zhiyi). Nele encontramos diversos contos. Um deles é o Habilidades Marciais, que conta sobre uma monja budista que derrotou um homem que dizia ter treinado com um monge Shaolin.

Outra tese de
alguns historiadores é que essa narrativa sobre o estilo foi muito utilizada
pelas sociedades secretas, principalmente a Sociedade do Céu e da Terra, para
atrair pessoas para suas fileiras. No princípio da dinastia Qing o sentimento
era de revolta contra os novos governantes.

  • Choy Lay Fut

Chang Heung
nasceu em 1806, na província de Guangdong. Ele foi o criador do estilo Choy Lay
Fut. Chang aprendeu desde os sete anos o estilo Fut Gar com seu tio Chan
Yuen-Wu. Ao completar quinze anos Heung foi apresentado ao instrutor Li
Yau-San. Ele passou quatro anos aprendendo o estilo Li Gar. Depois o jovem
aprendeu o estilo Choy Gar com um monge Shaolin chamado Choy Fook.

Aos 28 anos de
idade, Chan Heung voltou para King Mui, seu vilarejo de origem. Lá ele estudou
e revisou tudo o que aprendeu. Em 1836 ele fundou oficialmente o estilo Choy
Lay Fut. O estilo foi nomeado para honrar os três mestres que o
influenciaram. 

Esse sistema de
luta tem posturas de estatura média, possibilitando manter a estabilidade ao
mesmo tempo em que se ganha velocidade. Seus movimentos de braços são amplos e
rápidos, permitindo que um combatente enfrente vários adversários ao mesmo
tempo.

  • Garra de Águia

O estilo Garra
de Águia é mais um estilo que imita um animal específico. Ele é focado nas
técnicas de aprisionamento, torções, pontos de pressão e quebramentos. Sua
técnica de aprisionamento com as mãos em formato de garra chama atenção para
esse estilo.

A criação desse sistema de combate é comumente associada ao
general da dinastia Song (960-1279), Yue Fei (1103-1141). Esse líder militar é
um símbolo de nacionalismo e coragem até os dias de hoje na China. Isso se deve
à sua campanha ferrenha contra os invasores jurchen.

Como ele é uma referência tanto de ética quanto de
habilidade marcial, a criação de vários estilos de Kung Fu é atribuída a ele.
Mas Henning, pesquisador das artes marciais, aponta que na região de Hubei
(centro-oeste), onde as ações mais ferozes de Yue Fei aconteceram, existe um
dos melhores sistemas de estruturação de métodos marciais.

Pode-se traçar a linhagem do Garra de Águia com registros
históricos até Liu Shi Jun. Ele nasceu no inicio do século XIX no vilarejo de
Guzhuang, na região da atual província de Hebei. Esse artista marcial treinou
vários estilos de Kung Fu, mas não se sabe ao certo qual. Um provável deve ser o
Fan Zi ou algum estilo Shaolin.

 O Garra de Águia
ficou bem restrito na região de Hebei até que Chen Zizheng foi convidado a
ensina na Associação Atlética Chin Woo (ou Jing Wu). Essa associação tinha como
objetivo difundir o ensino de artes marciais, esportes e língua inglesa pela
China. Com o sucesso da Chin Woo o estilo foi popularizado pelo mundo.

  • Tai Chi Chuan

Quando
consideramos que Kung Fu é um termo para todas as artes marciais chinesas,
podemos concluir que o Tai Chi Chuan é um tipo de Kung Fu. Ele faz parte do
grupo de sistemas classificados como “interno”, por ter um treinamento focado
no desenvolvimento da força interior.

Há duas versões mais famosas sobre a origem do Tai Chi. Uma é a lenda do sacerdote taoista Zhang San Feng. Por volta do século XVIII, esse monge treinou Kung Fu em Shaolin e Wudang. Ele absorveu os conhecimentos passados a ele e criou o Tai Chi Chuan. Essa arte teria como objetivo a elevação espiritual do praticante. A defesa pessoal seria uma consequência secundária do treinamento.

Outra versão é
a de que, no séc. XVII, Chen Wang Ting criou o estilo Chen de Tai Chi Chuan.
Não se sabe ao certo quem ensinou artes marciais a Chen Wang Ting. Por isso, há
dúvidas sobre a origem do Tai Chi Chuan. Ou ele aprendeu com um mestre da
linhagem de Zhang San Feng, ou ele desenvolveu sua técnica a partir de algum
outro sistema de combate.

De qualquer
maneira, a família Chen foi fundamental para o desenvolvimento do Tai Chi
Chuan. Várias ramificações da técnica Chen deram origem a vários estilos
diferentes de Tai Chi, como o estilo Yang, Sun, Wu e outro estilo Wu (em chinês
os nomes soam e significam algo totalmente diferente).

O Tai Chi Chuan é muito popular hoje, principalmente com os idosos e pessoas que se recuperam de lesões. Pois ele pode ser treinado sem causar impactos nas articulações. Seus movimentos em geral são lentos e graciosos. O trabalho de concentração e controle da respiração tem benefícios muito além do desenvolvimento do corpo.

Achou o seu estilo?

Como vimos há
dezenas de estilos de Kung Fu. Cada um tem uma história interessante sobre sua
origem e técnicas incríveis. Não encontrou seu estilo na lista? Comente e nos
conte mais que estilo você treina (ou tem curiosidade sobre). Nós o
adicionaremos na lista!

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