Jonas Bravo – Minha história nas artes marciais – 4

Aprenda Kung Fu Online!

No último texto acompanhamos como a jornada de Jonas Bravo terminou na sua primeira escola de Kung Fu. Agora você vai acompanhar como a Bravo Kung Fu nasceu depois desse momento turbulento.

A concepção da Bravo Kung Fu

Depois de ser deixado de lado pelos meus antigos mestres e colegas de trabalho fui me recuperar de uma das fases mais difíceis da minha vida. Refleti bastante sobre minhas alternativas e a quais trabalhos eu poderia me dedicar.

O tempo passou e minha reflexão sempre me trazia de volta para o Kung Fu. Como falei no princípio da minha história, a filosofia me fez aprender a pensar nos princípios das coisas. Assim, refleti sobre os meus princípios nas artes marciais e qual seria o fundamento da minha vida nessa área.

Ao analisar minha jornada, percebi que tive dois tipos bem diferentes de professores, mas que no final os desfechos foram bem parecidos.

Meu professor de Taekwondo, como tantos outros mestres de artes marciais, tinha outras prioridades profissionais. No momento em que essa relação puxou mais forte para um lado, o outro teve que ser sacrificado. E na nossa sociedade voltada para o ganho monetário a arte sempre perde para o contracheque, o que é bem compreensível.

Já meu professor de Kung Fu tinha a arte marcial como o centro de sua vida. Contudo, isso o levou a posições extremas que não permitiam que novas ideias entrassem na sua prática. Essa radicalização e fé cega na tradição o levaram a expulsar um discípulo que só pedia ajuda em uma situação difícil.

No fim, acabei sozinho na minha jornada como artista marcial. O que ocorreu comigo já deve ter acontecido diversas vezes com várias outras pessoas. Seja uma desavença com o seu mestre ou a simples impossibilidade de manter uma escola, há muitas coisas que podem nos desviar do nosso caminho nas artes marciais.

Onde ocorre o aprendizado

Portanto, não importaria quão bom fosse um mestre ou uma tradição, se eu fosse à busca de uma nova escola, arte ou professor com a mesma mentalidade eu teria o mesmo destino. Pois o que eu não havia entendido é que na realidade nosso norte tem que estar dentro de nós.

Pode parecer bem piegas essa ideia de “siga seu mestre interior”, mas ela representa muito bem o que aprendi na minha jornada marcial. O que eu aprendi com meus professores foi muito valioso, mas esse valor era intrínseco ao aprendizado e não aos meios que o conhecimento chegou a mim.

Por mais que os professores sejam os que ensinam, o aluno é quem aprende. Por isso, o mérito do aprendizado está mais na perseverança do aluno em aprender do que no meio que ele usou.

O que torna o trabalho dos professores fundamental é que eles são guias. Eles dão pistas para os alunos de como é o relevo, de como é o clima e que tipo de obstáculos podemos esperar na jornada. Mas eles mesmos não trilham o caminho por nós. Por isso, o aprendizado ocorre dentro do aluno.

O local de aprendizado

Foi pensando nisso que percebi o quanto a prática de algo pode nos deixar cegos quanto aos princípios dessa mesma coisa. Ter uma relação direta com seu professor é o caminho mais rápido para um bom aprendizado, mas ele não é absoluto. Pois a realidade é que mesmo o melhor professor não é nada diante de um aluno desinteressado.

Contudo, o professor pode assumir um papel tão central no aprendizado que ele se torna uma muleta, ou melhor, um passaporte para o aprendizado. Eu deixei de treinar Taekwondo por diversos motivos, mas com certeza, para mim, a perda do lugar de aprendizado foi o que mais me incentivou a desistir. Da mesma maneira imagino que, quando a Padre Eustáquio fechou, muitos alunos sentiram a mesma coisa.

O meu erro na época foi deixar que as condições externas ditassem minhas ações. Eu poderia ter continuado a treinar por mim mesmo, ter ido atrás do conhecimento ou até mesmo da faixa preta de Taekwondo. Simultaneamente eu sei que isso seria extremamente difícil, pois esse caminho seria muito mais tortuoso e nebuloso se trilhado sozinho.

Ter uma estrutura e porte como a da minha antiga escola me deixou muito mais seguro quanto à possibilidade desse abandono. Seria improvável que todos os professores de lá desistissem ou fossem obrigados a abandonar sua profissão. O que eu não contava era que a instituição poderia desistir de mim. Pior ainda, por motivos tão pequenos.

Concluí que depender de um espaço ou pessoa específica para o aprendizado de qualquer arte seria um erro. O aprendizado acontece em nós e devemos criar e consolidar métodos para garantir a continuidade dessa jornada.

Nasce a Bravo Kung Fu

Foi seguindo essa linha de raciocínio que decidi criar a Bravo Kung Fu. Ela é um espaço para a arte marcial, um repositório de conhecimento. Aos poucos percebi que o que me transformou dentro das artes marciais foram minhas experiências. Foi o processo de amadurecimento do corpo e da mente que me deixou mais saudável.

Assim, comecei a pensar em maneiras de criar espaços que possibilitem as experiências necessárias para o processo de transformação acontecer sem que o professor ocupe o lugar de protagonismo. Na Bravo Kung Fu, a figura de “mestre” é meramente ilustrativa. Ela é um guia para quem visita nosso espaço. Afinal, o conhecimento é fruto de gerações de alunos e professores passando esse saber para frente.

Na Bravo Kung Fu você encontra textos, vídeos e áudios que visam ser auxiliares no seu caminho nas artes marciais. A ideia central é a emancipação do discípulo, para que ele possa absorver o melhor dos ensinamentos a aplicá-los em sua vida da sua própria maneira.

A internet é o ambiente perfeito para guardar informações, pois é perene. Isso garante que a informação seja passada para as gerações futuras, independentemente das circunstâncias do espaço e do tempo. É com essa ferramenta que registro meus estudos na esperança que eles possam ser de valia para outras pessoas interessados na história, filosofia e práticas das artes marciais!

Onde encontrar o conhecimento na Bravo Kung Fu

A primeira porta de entrada para a pessoa que quer saber mais sobre o Kung Fu ou as artes marciais chinesas é o nosso blog. Nesse espaço você tem acesso a textos gratuitos que abordam diversos temas. Em especial você vai encontrar muita informação sobre a história e a filosofia da China.

Outra forma de acessar esses conhecimentos de maneira gratuita é através do nosso canal no Youtube. É uma maneira mais dinâmica de acompanhar temas abordados no nosso blog.

Para aqueles que querem acessar as técnicas e práticas marciais que ensinamos temos nossos cursos online de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Neles você tem vídeo aulas, áudios e acesso a aulas ao vivo. Tudo isso para você ter a experiência de treinar em uma academia de qualquer  lugar do mundo na hora que for mais conveniente para você!

Essa é minha história nas artes marciais. E você? Já passou por situações desse tipo? Conte-nos mais da sua jornada nos comentários!

E se você se interessou sobre nossa proposta de ensino, nos envie uma mensagem pelo WhatsApp que responderemos todas as suas dúvidas!

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 495 vezes, 1 visitas hoje)

2 Comments

  1. ANDRE+LUIZ+ALVES+DE+SOUZA março 15, 2021 at 00:12

    Jonas, hoje voce eatuda ainda sobre a orientacao de algum outro professor, ou voce trilha seu caminho de aprendizado continuo de forma predominantemente autonoma?

    Reply
    1. Jonas Bravo abril 29, 2021 at 16:58

      Hoje não tenho uma conexão direta com nenhum mestre. Contudo é sempre importante ter várias referências, sejam em cursos, livros, etc.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *