Saiba tudo sobre a origem do estilo Louva-a-deus

Aprenda Kung Fu Online!

O Kung Fu estilo Louva-a-deus é um sistema marcial chinês originado na província de Shandong. Toda a sua técnica de luta é baseada na tática de caça desse inseto.  Seus golpes são rápidos e ferozes, acompanhados de agarrões, torções e derrubadas.

As origens do Estilo Louva-a-deus

O Kung Fu foi desenvolvido junto com as práticas da caça, guerra e rituais. Sendo assim, a natureza tem uma grande influencia na sua história. Tanto é que uma das primeiras formas de arte marcial e luta ritual na China foi o jiao di. Nessa luta, os participantes usavam capacetes com chifres para se enfrentar.

Dessa forma, não é de se espantar que vários estilos de Kung Fu tenham buscado inspiração na natureza, principalmente no mundo animal. Estilos como o Garça Branca, Garra de Águia, Louva-a-deus, etc.; são exemplos de como a prática marcial é ligada ao mundo natural.

Esses estilos são denominados imitativos, justamente por se inspirarem nos movimentos e táticas de combate dos animais que os nomeiam. Foi a partir da observação da natureza que os humanos criaram técnicas que à primeira vista são estranhas e inaplicáveis em um combate.

No entanto ao estudar o inseto Louva-a-deus, mais precisamente a espécie nativa da Ásia, a Tenodera sinensis, podemos perceber claramente o que inspirou os antigos mestres chineses a criarem um estilo de luta com base nesse peculiar inseto.

O nome louva-a-deus se origina da postura do inseto, que parece estar rezando. Ironicamente, ele é um predador feroz, que enfrenta e se alimenta de vários tipos de animais, até mesmo de porte maior que ele, como pássaros e cobras. Ao observar o louva-a-deus caçando ou enfrentando outro animal é possível ver como ele se prepara ao espreitar sua presa e a atacar com uma velocidade incrível, para então devorá-la.

Por conta disso temos uma boa ideia de como o estilo foi desenvolvido. O mais provável é que um artista marcial tenha capturado um espécime e observado seus movimentos. A partir das observações ele adaptou os movimentos para o corpo humano e os juntou com os princípios já conhecidos das artes marciais.

Porém, o que não se sabe ao certo sobre a origem do estilo louva-a-deus é quando ele foi criado. Não há documentação sobre sua criação, somente relatos passados de geração a geração. Por isso, as várias histórias sobre a origem do estilo podem variar muito.

O que encontramos em comum em todas elas é o fato de que Wang Lang, o lendário fundador do estilo, era um habilidoso artista marcial que acabou perdendo algumas batalhas. Após as derrotas humilhantes, ele presenciou uma luta entre um louva-a-deus e um animal de maior porte. Ao notar a habilidade do inseto, Wang capturou o espécime e o usou um graveto para estudar como o animal se defendia e atacava.

Dinastia Song

Há uma lenda que coloca Wang Lang na dinastia Song (960-1279 d.C.). Ele e mais dezessete mestres são convidados pelo abade Fu Ju para melhorar o Kung Fu Shaolin.

Fu Ju observou as técnicas de cada mestre e as registou no manual Mãos Secretas (Mishou). Esse manual teria sido entregue ao sacerdote taoísta Shen Xiao, porém ele se perdeu e só voltou a ser lido no reinado do quinto imperador Qing, Qianlong (1735-1796). O manual teria sido republicado com o nome O método de luta curta de Luohan (Luóhàn Xínggōng Duǎn Dǎ).

No entanto, muitos dos 18 mestres eram personagens de um romance chamado Os bandidos dos Pântanos (ou Margem da Água, Shuǐhǔ Zhuàn). Esse livro conta a história de um grupo de 108 foras da lei que rondavam o monte Liang e eventualmente acabaram por colaborar com o governo para lidar com inversores e rebeldes. Cada um dos bandidos era especializado no uso de uma arma diferente, sendo eles artistas marciais muito habilidosos.

Outra história conta que Wang Lang lutou em um campeonato de Lei Tai (Arena elevada) na capital Song, Kaifeng. Porém, ele perdeu para o General Han Tong, fundador do estilo Tongbeiquan. Depois da derrota ele viu a cena que o inspirou na criação do estilo Louva-a-deus.

Dinastia Ming

A lenda mais usual sobre a criação desse estilo se passa no final da dinastia Ming (1368-1644), por volta de 400 anos atrás. Em uma das versões, Wang Lang, querendo por a prova sua perícia marcial, teria desafiado os monges do Templo Shaolin para um duelo amistoso.

Os monges deixaram que alunos iniciantes o enfrentassem. Porém, Wang perdeu vergonhosamente. Decepcionado, ele se retirou do templo e foi treinar em isolamento. Um dia, no meio de suas práticas de treino, ele se deparou com um pequeno Louva-a-deus enfrentando uma cigarra.

A desvantagem física do Louva-a-deus foi compensada pela sua incrível habilidade de se defender, atacar e agarrar o oponente. A estratégia por trás dos movimentos do inseto encantou Wang, que se pôs a estudá-los para adaptá-los ao corpo humano.

Desse estudo a primeira forma (taolu, uma rotina de movimentos de combate) o Pam Pou Kiu (ou Beng bu) teria sido criada. Nela todas as 12 palavras-chave que representam a técnica do estilo estão inseridas.

O Mestre Wong Hon Fan explica as palavras chave da seguinte maneira:

“Os primeiros três princípios são AU, LAU, e CHOI. Individualmente, os significados respectivos deles são gancho, aperto e agarramento. Mas, quando todos os três são usados em combinação, os movimentos atuais são um gancho, um aperto e então um golpe. O quarto princípio é GWA que, neste caso, significa bloqueio superior. O quinto e sexto princípios são DIL e JHIN que pretendem interceptar e avançar. O sétimo e oitavo princípios são DIEW e DAH, significando gancho e golpe respectivamente. O nono e decimo princípios são JEEN e NEEN. Os significados respectivos deles são aderir e colar e refletem os princípios bem parecidos de luta a curta distancia. O decimo primeiro e decimo segundo princípios são TIEP e KAO e significam aderir e apoiar”.

A partir de Wang Lang, vários de seus discípulos estudaram o estilo e se aprofundaram na arte, até que eles criaram várias ramificações diferentes. Aqui estão os mais famosos:

  • Sete Estrelas;
  • Flor de Ameixa;
  • Taiji;
  • Seis Harmonias.

O Louva-a-deus está entre os mais sofisticados e completos estilos de Kung Fu. Aprender esse sistema não é só algo que pode te dar ótimas técnicas de luta, mas também melhora seu condicionamento físico e capacidade mental. Acompanhe-nos no Instagram e observe as várias posturas desse maravilhoso estilo!

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 6.139 vezes, 3 visitas hoje)

6 Comments

  1. Daniela agosto 15, 2021 at 14:26

    Adorei o texto

    Reply
    1. Jonas Bravo agosto 17, 2021 at 21:36

      Fico muito feliz, Daniela! 🙂

      Reply
  2. Rafael agosto 22, 2021 at 14:26

    Muito bom! gostaria de saber mais sobre a história do estilo.

    Reply
    1. Jonas Bravo agosto 24, 2021 at 00:27

      Mais para frente teremos outros conteúdos se aprofundando no assunto. Fico feliz que gostou!

      Reply
  3. Felipe de França Queiroz setembro 23, 2022 at 11:01

    Qual a tradução e o significado do nome da forma Pan Pou Kiu?

    Reply
    1. Jonas Bravo fevereiro 6, 2023 at 18:33

      A tradução que conheço é “passos esmagadores”, meu conhecimento na linguagem original é limitado.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *