A origem do estilo Hung Gar

Aprenda Kung Fu Online!

O estilo Hung Gar é muito característico e representa muito bem a crença popular de que os estilos do sul da China são focados nos movimentos de braços. Ele foi desenvolvido na região de Fujian, por volta do século XVII.

Entenda mais sobre a origem desse estilo!

O que é um estilo de Kung Fu

O Kung Fu é uma arte marcial chinesa, mas muitas vezes ficamos confusos quando ouvimos expressões como “Kung Fu Louva-a-deus”, “da Garça” ou “da família Chen”. A verdade é que o Kung Fu é tão diverso quanto o território chinês é extenso.

Na China antiga, cada vilarejo tinha o seu próprio método de lutar. Em geral, o professor era um oficial aposentado do exército ou um aventureiro que já viajou bastante. Esse professor passaria para seus alunos as técnicas e aprendizados que ele aprendeu com seu mestre ou experiência de vida.

Costumava-se chamar esse método de “Kung Fu da Vila”. Pois ele era, na maioria dos povoados, o único a ser ensinado. Com o passar do tempo vemos um grande desenvolvimento de técnicas que vão se transformando em um sistema ou estilo de Kung Fu.

Um sistema (ou seja, um estilo) é um conjunto de técnicas marciais e métodos de treinamento que tem um mesmo princípio. Por exemplo, o Kung Fu Pakua (ou Bagua) tem no seu princípio que tudo está em movimento. Por isso, o praticante aprende a se manter sempre em movimento enquanto luta.

Um estilo de Kung Fu pode ser focado em ataques, agarramento ou armas. Muitas vezes, um estilo focará em apenas um ou dois desses aspectos. Na história do Kung Fu há relatos tanto de mestres que treinavam só um estilo quanto de artistas marciais versados em vários sistemas.

O contexto histórico da criação do estilo Hung Gar

No séc. XVII temos a transição da dinastia Ming 大明 (1368-1644) para a dinastia Qing 大清(1644-1912). Nesse período temos a etnia Manchu assumindo o protagonismo do poder imperial chinês.

Essa transição é marcada pelo conflito entre os defensores da restauração dos Ming e a nova dinastia Qing, que buscava consolidar seu poder. Dada à origem Manchu dos novos líderes, vários chineses Han (a etnia majoritária na China) sentiam que seus costumes e cultura estavam ameaçados.

Apesar de a ascensão Qing ter se apoiado em movimentos multiétnicos, havia ainda a represália a certos aspectos da tradição confucionista Han. Um exemplo é a obrigatoriedade de se cortar o cabelo de uma maneira tradicional Manchu. A desobediência podia levar à morte.

O quene é um penteado tradicional Manchu. Na tradição confucionista cortar os cabelos era o mesmo que danificar seu corpo, assim, era algo que era mal visto pelos Han.

Os Templos Shaolin do Norte e do Sul

Nesse contexto o Templo Shaolin (localizado no norte da China, em Henan) também foi afetado pelos vários conflitos que se instauraram. Em meados do séc. XVII, o Templo Shaolin é saqueado e destruído. A maioria dos monges foram mortos e seus textos queimados.

Contudo, cinco monges teriam conseguido escapar para o sul da China. Eles são conhecidos no folclore como os Cinco Anciões de Shaolin 少林五祖 (Shàolín wǔ zǔ). Ao chegar à província de Fujian, eles passam a ensinar seu Kung Fu para as várias pessoas que passavam pela região.

Não se sabe ao certo se realmente existia um Templo Shaolin do Sul, não há evidências históricas fortes o bastante para afirmar isso. Todavia, no folclore do Kung Fu os estilos praticados pelas linhagens ligadas aos Cinco Anciões são chamados de estilos Shaolin do Sul.

Os mestres do Estilo Hung Gar

Há algumas controvérsias sobre os primeiros mestres da linhagem do Hung Gar, porém esse estilo possui personagens históricos bem notórios. Alguns deles são considerados heróis nacionais, dada a importância que suas ações tiveram nas suas comunidades.

Jee Sin Sim See

Jee Sin Sim See (em cantonês) ou Zhì Shàn Chán Shī 至善禪師 (em mandarim), seria um dos Cinco Anciões a escapar da destruição do Templo Shaolin. Não se sabe ao certo se ele fugiu do Templo Shaolin de Henan ou do famoso, porém nunca confirmado, Templo Shaolin do Sul, supostamente em Fujian.

A realidade é que se sabe muito pouco sobre esse monge. Conta-se que ele nutria sentimentos revolucionários contra os Qing. No entanto, não é possível traçar sua origem ou história de vida, já que não há registros históricos claros. Por isso as histórias passadas de mestres para discípulos nas várias linhagens tendem a discordar em vários pontos.

Wong Kei Ying

Wong Kei Ying (em cantonês) ou Huáng Qí Yīng 黃麒英 (em mandarim), é um dos praticantes de Hung Gar mais famosos. Ele provavelmente nasceu entre 1810 e 1820, na cidade de Foshan, situada na província de Guangdong. Na sua juventude ele trabalhava fazendo performances de artes marciais e acrobacias na rua. Com o tempo ele abre um apotecário onde ele utiliza seus conhecimentos de medicina tradicional para conseguir uma renda extra.

Ele teria aprendido o estilo Hung Gar com seu pai, Wong Chun Kong 黃鎮江 (1782–1867), que por sua vez teria aprendido com Luk Ah Choi陸阿采 (Lu A’cai). Esse, por sua vez, seria discípulo direto de Jee Sin Sim See.

Com suas habilidades marciais Wong Kei Ying ganhou fama no sul da China. Ele é conhecido como um dos Dez Tigres de Cantão, um conjunto dos artistas marciais mais respeitados do Cantão (atual Guangdong) no séc. XIX.

Wong Fei Hung

Wong Fei Hung (1847-1925) nasceu na mesma cidade que seu pai, Wong Kei Ying. Desde cedo, Fei Hung o acompanhava em suas apresentações de artes marciais e consultas com seus pacientes. Nesse meio familiar, o jovem se tornou um grande médico e artista marcial.

Ele se dedicou a essas duas profissões. Em 1863, Wong abriu uma escola de artes marciais em Xiguan, uma área tradicional da cidade de Guangzhou. Anos depois, em 1886, ele abriu uma clínica médica, a Po Chi Lam (寶芝林), no atual distrito de Yuexiu.

Wong Fei Hung é tido como um herói do povo. Há lendas sobre suas habilitadas sendo requisitadas para servir à milícia provinciana, tanto como médico quanto como combatente. Ele também teria sido contratado como um guarda-costas para proteger os comércios locais a confusão do inicio do período Republicano em 1912.

As habilidades marciais de Fei Hung  eram tão famosas que ele era tido como o “décimo primeiro” Tigre de Cantão.

Lam Sai Wing

Lam Sai Wing (1861-1942) é um dos alunos de Wong Fei Hung mais famosos. Seus feitos em vida e sua dedicação em deixar conhecimento para gerações futuras o tornaram um dos mestres mais renomados de estilo Hung Gar.

Nascido na província de Guangdong, Sai Wing aprendeu as técnicas do Hung Gar com Fei Hung. Sua maestria o fez instrutor em chefe de combate no exercito Nacionalista entre 1917 e 1923, na província de Fujian. Além disso, ele teve diversas vitórias em vários torneios na região.

Na sua temporada como instrutor em chefe, Lam Sai Wing escreveu três livros:

Essas publicações garantiram que as técnicas fossem preservadas e passadas para inúmeras pessoas.

As características do estilo Hung Gar

O estilo Hung Gar é normalmente conhecido pelos seus movimentos firmes e bases baixas. Suas formas se baseiam na alusão a cinco animais: o tigre, a garça, o dragão, a serpente e o leopardo.

Outra característica interessante são seus movimentos firmes, lentos e focados na respiração. Tais movimentos têm como objetivo preparar o corpo e a mente do praticante para a execução das técnicas.

E você? Conhecia essa versão da criação do estilo Hung Gar?

Curta nossa pagina no Instagram e fique por dentro de mais informações sobre o Kung Fu!

Aprenda Kung Fu Online!

Beba direto da fonte!

Explore a fundo as várias influências teorícas que compõe esse texto!

(Visitado 4.459 vezes, 1 visitas hoje)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *