9 Benefícios do Kung Fu para uma vida melhor

Aprenda Kung Fu Online!

O Kung Fu (e o Tai Chi Chuan também) é uma prática milenar que se desenvolveu na China. Ele envolve aspectos físicos, mentais e morais. Neste texto você vai descobrir quais são os 9 maiores benefícios de treinar artes marciais chinesas.

Confira nossa lista!

1- Melhora o condicionamento físico

O Kung Fu, além de ser uma arte marcial, é uma atividade física. Sendo assim, dentro das aulas encontramos uma grande variedade de exercícios que fortalecem o corpo de forma completa.

Isso significa que ao treinar Kung Fu você vai ganhar massa muscular, agilidade, coordenação motora, fôlego e flexibilidade. Tudo isso acontece gradualmente, na medida em que o aluno aprende mais conteúdos marciais.

2- Desenvolve a mente

Para aprender as técnicas milenares das artes marciais chinesas é preciso muita atenção. Os movimentos que compõe cada estilo de Kung Fu são complexos e tem uma lógica interna. Por isso cada um deles deve ser não só decorado e repetido, mas compreendido também.

Por isso, nas aulas de Kung Fu, fazer movimentos rápidos e fortes não é o bastante. É preciso coordenar nossos golpes, medir com precisão cada passo e manter o foco durante a prática. Esses cuidados desenvolvem nosso cérebro de uma forma incrível, pois o movimento estimula bastante esse órgão.

3- Aumenta a autoestima

O praticante de artes marciais se sente mais capaz, pois com o corpo mais forte e a mente mais ágil, é natural que a pessoa se sinta mais confiante. Ao perceber que ela consegue fazer coisas que ela não fazia antes a sensação de autossatisfação fica evidente.

Esse efeito é multiplicado quando o aluno chega a níveis mais avançados. Ao passar pelas faixas o aluno vai acumulando habilidades excepcionais, como saltos, movimentos rápidos e precisos. Tudo isso com mãos vazias ou com armas (como o facão ou lança).

4 – Alivia o estresse

Qualquer atividade física causa efeitos muito positivos no corpo humano. Isso ocorre, pois nosso corpo e mente foram projetados pela natureza para estar sempre em movimento, seja para fugir de perigos, seja para procurar alimento.

Podemos associar a fuga de perigos/ busca de alimentos com a liberação de adrenalina, um neurotransmissor que prepara o corpo para grandes esforços. Após o perigo passar, ou quando o alimento é encontrado, há a liberação de endorfina, outro neurotransmissor, que é liberado quando terminamos uma tarefa estressante, principalmente exercícios físicos.

O estresse aparece quando não concluímos esse ciclo. Por isso, o Kung Fu é um ótimo aliado contra esse mal. Na aula o praticante libera adrenalina e ao terminar ele sente o bem-estar propiciado pela endorfina.  

5 – Combate doenças mentais

É justamente pelo fato dos exercícios físicos balancearem o equilíbrio químico do cérebro que eles ajudam a aliviar os sintomas de distúrbios mentais. Por isso, se você sofre com depressão ou ansiedade, mesmo crises mais agudas, praticar exercícios te ajuda a diminuir a frequência e intensidade dos surtos.

Contudo, é necessário ter em mente que isso só se torna eficaz se existe acompanhamento psicológico e psiquiátrico adequado. A arte marcial em especial ajuda muito pessoas com esses problemas, porém ela é mais uma aliada na busca por qualidade de vida e equilíbrio emocional.

6 – Estimula o cultivo de virtudes

As artes marciais tem um benefício adicional de ser mais que um exercício físico. Sua proposta vai além do condicionamento do corpo, no caso de exercícios como musculação ou pilates, e desempenho, no caso dos esportes.

No Kung Fu, Capoeira, Muay Thai, Karatê, HEMA, etc, encontramos uma preocupação muito grande com a ética de seus praticantes. Assim, todos os alunos e mestres encaram o cultivo de virtudes como algo inerente ao treinamento.

Ter coragem e perseverança para enfrentar as adversidades é só um exemplo da importância de melhorar não só o corpo e a mente, mas também nossa própria forma de agir dentro das artes marciais.

7- Cultura milenar

O Kung Fu ainda tem o benefício de ter uma bagagem cultural enorme. A China é uma das civilizações mais antigas que ainda perdura, trazendo mais de 4 mil anos de história e filosofia. É muito comum encontrar professores e mestres de Kung Fu que baseiam suas ações e a de seus alunos em alguma filosofia chinesa. Existem até mesmo técnicas de ginástica e de luta baseadas em princípios filosóficos do confucionismo, taoismo e budismo.

Com tanta bagagem cultural, as artes marciais chinesas oferecem a seus praticantes uma gama de conhecimentos históricos, culturais e éticos para se aprofundar. Isso só vem a acrescentar no desenvolvimento do aluno como pessoa.

8 – Evita o tédio de atividades repetitivas

Toda habilidade é desenvolvida pela repetição, que leva ao aperfeiçoamento. No entanto, o fato de ficarmos entediados com tarefas repetitivas é o que torna tão difícil cultivar uma habilidade. Exercícios físicos como musculação ou spinning são muito mecânicos e se tornam entediantes rapidamente para a maioria das pessoas.

A vantagem da arte (inclusive das artes marciais) é que elas possuem conteúdo. Esse conteúdo, no Kung Fu, são as técnicas e formas (os taolus ou katis). Isso torna o aprendizado muito mais prazeroso, pois o aluno consegue perceber seu nível de habilidade crescendo na medida em que ele sobe nas graduações.

Os esportes (e aqui incluímos as lutas esportivas, que se associam com as artes marciais) também possuem um efeito contra o tédio. Porém eles trazem a competitividade, o que pode ser algo negativo para pessoas que não gostam de ser comparadas pelo desempenho nessas atividades.

9 – Melhora a qualidade de vida

Além de ser uma atividade física e arte marcial, o Kung Fu também carrega uma filosofia de vida. Nessa prática temos a preocupação constante de levar o que se aprende na aula para o cotidiano. Sendo assim, o desenvolvimento pessoal é um tema recorrente e central na atividade.

O que justifica isso é a base filosófica do Kung Fu, que influenciado pelos pensamentos confucionista, taoista e budista busca o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Cada uma dessas linhas de pensamento tenta a sua própria maneira chegar a um estado ideal de perfeição de caráter e atitude. Na filosofia de Confúcio isso seria se tornar um junzi, uma pessoa elevada.

Esses são somente alguns dos benefícios de se praticar o Kung Fu! Siga-nos no Facebook e conheça mais sobre a cultura do Kung Fu!

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 4.325 vezes, 1 visitas hoje)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *