Entenda todos os benefícios da atividade física!

Aprenda Kung Fu Online!

Os benefícios da atividade física são vários. A perda de peso e prevenção de determinadas doenças são os benefícios mais mencionados. Mas você sabia que esses são benefícios secundários? O exercício físico é tão importante para o desempenho cerebral quanto a leitura e o estudo.

Esse texto é para você que já ouviu falar de todos esses benefícios, mas ainda está sedentário.

As razões mais comuns para ressaltar a importância de exercícios físicos

Você com certeza já ouviu falar que os exercícios físicos são essenciais para uma vida saudável. Eles podem manter o corpo forte, prevenindo doenças e até mesmo distúrbios psicológicos. Eles podem lhe dar aquele corpo que a mídia está sempre nos mostrando, nos impondo um ideal de beleza bem específico.

E tudo isso é verdade. De fato, se exercitar pode te ajudar a prevenir várias doenças. Para prevenir a hipertensão, os médicos recomendam, além de uma dieta balanceada, fazer atividade física aeróbica.

Também é verdade que a atividade física pode beneficiar a perda de peso, pois se aumentamos o gasto calórico com atividades aeróbicas, queimaremos aquela gordura a mais que ingerimos no fim de semana.

Porque essas razões não são tão importantes assim

Porém, os motivos acima não são os mais importantes para te convencer a se exercitar, pois há motivos muito mais urgentes que deveriam levar qualquer ser humano a abandonar o estilo de vida sedentário.

Como já falamos, os exercícios físicos combatem fatores que geram problemas como a hipertensão ou obesidade. Porém, há fatores mais relevantes que o hipertenso ou a pessoa que quer emagrecer deve prestar mais atenção e ter mais cuidados. O mais importante é a alimentação.

Sendo assim, se você quer evitar a hipertensão ou o sobrepeso, por exemplo, sua alimentação deve ser sua prioridade, os exercícios físicos são secundários nesses casos (apesar de extremamente importantes!).

Além do mais, você pode ser uma pessoa que tem toda sua saúde em dia, com todos os exames normais. Pode até ser que seu nível de estresse esteja suportável para você. No entanto, você ainda estará perdendo os verdadeiros motivos para praticar uma atividade física.

O real motivo para praticar atividade física

O que muitas pessoas não percebem ao levar uma vida sedentária é o prejuízo cerebral que esse estilo de vida trás. O cérebro é um órgão muito complexo, cheio de funções. Mas a primeira e, por isso, a mais importante é o controle de movimentos.

Na escala evolucionária, os seres mais complexos desenvolveram um sistema nervoso que exerce grande controle na movimentação dos seus corpos. Organismos que se locomovem tendem a precisar de um sistema nervoso mais desenvolvido.

Seguindo essa lógica, o ser humano é um animal que precisa estar sempre em movimento. Isso porque nosso modo de vida é baseado nas nossas funções cerebrais mais elevadas. Nossa capacidade de abstração, criação de conceitos e articulação de ideias é o que faz nosso modo de vida ser diferente de todos os outros seres vivos conhecidos até agora.

Uma ascídia fixada no substrato. Após o estágio larval, elas se tornam sésseis, ou seja, não se movimentam mais.

Na natureza, “o que não se usa, atrofia”. Um exemplo disso são as ascídias, do subfilo tunicata. Na sua forma inicial, esse animal navega pelos oceanos procurando um locar para se fixar. Ao encontrar um local apropriado, a ascídia perde a capacidade de locomoção e passa o resto de sua vida filtrando a água do mar para obter nutrientes.

Ao não precisar se movimentar mais, o organismo desse animal absorve parte do seu sistema nervoso. Para o organismo da ascídia, não faz sentido manter um sistema nervoso mais complexo sem a necessidade de movimentação.

Podemos aprender com o exemplo que os órgãos e sistemas dos corpos dos animais precisam exercer suas funções para continuarem existindo. A partir do momento em que não utilizamos uma parte do corpo ou deixamos de fazer esforço, atrofiamos nosso organismo pouco a pouco.

É por esse motivo que, quando os seres humanos ficam na gravidade zero por períodos prolongados, o desempenho muscular (principalmente o cardíaco) diminui muito. Ao voltar à Terra, os astronautas tem que se reabilitar ao nosso planeta.

Para evitar a degradação do corpo o exercício físico é essencial. Assim, fica claro a razão que faz com que seja necessário que enquanto no espaço, os exploradores tenham que seguir uma rotina diária de exercícios.

Porém, o efeito que a falta de atividade física tem no corpo não é tão dramático quanto o efeito que ele causa no nosso cérebro e, consequentemente, na nossa mente.

Os benefícios da atividade física no cérebro

Nosso cérebro é um órgão incrível que tem a capacidade de se reestruturar para se adaptar. Nos seres humanos, isso pode ser demonstrado pela habilidade de aprender e expandir as capacidades cognitivas.

Como já vimos, o movimento do corpo está associado ao nosso sistema nervoso. Mas há estudos que comprovam a correlação entre o exercício físico e o desenvolvimento de nossa cognição e memória.

A relação entre a atividade física e o aprendizado

O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, sigla do inglês Brain-derived neurotrophic factor) é uma proteína que está ligada à criação, estruturação e manutenção de neurónios novos e pré-existentes. Ao contrário da crença popular, o cérebro continua a se desenvolver e a criar novos neurónios ao longo da vida (neurogênese). Essa proteína é essencial no processo.

Um estudo de 2006 mostrou a correlação entre a atividade física, a BDNF e o aprendizado. Na pesquisa foi detectado que o exercício físico melhorou a memória e habilidades cognitivas das pessoas que estudavam após o exercício físico.

Estudos assim mostram que a atividade física pode ser uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento do cérebro. E reforça ainda mais a importância de se exercitar, pois a atividade física não trás benefícios somente estéticos ou de saúde, ela é importantíssima até mesmo para nosso desenvolvimento cerebral.

A relação entre a atividade física e o estresse

Outro fator que torna a vida ativa essencial é o perigo do estresse crônico. Quando estamos em perigo ou passamos por algum tipo de estresse nosso corpo produz o cortisol. Esse hormônio ajuda o organismo a se preparar para situações extremas, pois ele aumenta o açúcar no sangue e a pressão arterial. Tudo isso nos dá mais desempenho muscular.

Por conta disso, quando nosso corpo está sob algum tipo de estresse (praticar atividades físicas, por exemplo) há uma maior produção de cortisol. Porém, quando o estresse é superado, o nível de cortisol diminui e o corpo libera endorfinas, proporcionando o bem-estar.

A quebra desse ciclo é prejudicial. Quando o estresse não passa e o corpo continua a produzir o cortisol, sua alta produção e a presença elevada dele no sangue por longo períodos de tempo podem ter efeitos negativos.

Um deles é que o cortisol nos deixa em estado de alerta e afeta o nosso humor. Quando ele está em excesso podemos sentir insônia, ansiedade e até mesmo depressão. Outro problema é que ele pode gerar perda muscular e inibir a formação de novas estruturas ósseas.

 A atividade física é fundamental para manter o ciclo de cortisol balanceado. Pois, ela não só estimula nosso corpo a produzir o hormônio, como também ajuda a regular seus níveis quando ele não é mais necessário.

Como nosso corpo funciona

Para podermos entender ainda melhor como a atividade física afeta nosso corpo é preciso saber mais sobre a “lógica fisiológica” dos organismos vivos.

Nosso corpo funciona na base da lógica de “Se X, então Y”. Ou seja, quando um determinado estímulo aparecer, determinada ação ou efeito será executada. Por exemplo: se está calor, então liberar suor. Ou então: se fome, contrair o estômago. E por aí vai.

Isso significa que não podemos simplesmente utilizar nosso raciocínio para causar certos efeitos no corpo. Não podemos dizer para nosso corpo parar de liberar açúcar no sangue ou orientá-lo para não absorver toda a gordura de um lanche gostoso.

O que o nosso corpo entende são estímulos. Por isso, se queremos que nosso corpo queime a gordura ou açúcar, devemos criar o estímulo correto. Ao utilizar nosso raciocínio de maneira adequada é possível ter os efeitos que queremos no nosso corpo ao estimular determinados processos fisiológicos.

No nosso caso, o efeito desejado é o bem-estar. O maior benefício da atividade física é que ela cria o estímulo que gera bem-estar.

A medicina ocidental funciona justamente por estudar esses processos e buscar estimular os efeitos que queremos. Nesse sentido, fica fácil entender como o exercício físico pode ajudar o nosso corpo. Ele é um estímulo tanto para a produção de BNDF, que estimula o aprendizado, quanto para a regulação do nível de cortisol no sangue.

O perigo de ficar sedentário

Dito tudo isso, é possível ver como a atividade física é fundamental para nosso bem-estar físico e mental. Ela pode sim trazer benefícios diretos para a manutenção da saúde, ajudando a controlar o peso ou prevenindo doenças. Porém os maiores benefícios da atividade física se encontram no funcionamento do cérebro.

O perigo de estar sedentário é bem maior do que ganhar peso ou aumentar o risco de doenças. Estar sedentário significa que seu cérebro não está sendo estimulado para continuar a se desenvolver, pelo menos, não tanto quanto ele poderia.

Além disso, o ciclo do cortisol no nosso organismo pode ser severamente alterado pela falta de movimentação do corpo. Para nosso organismo, o perigo de ser atacado por um animal selvagem ou ser demitido de seu emprego é o mesmo.

Quando o estresse é superado, o bem-estar se apresenta logo depois. Porém, se o estresse é constante, o corpo passa a acumular cortisol. Isso acaba levando a diversos problemas de saúde, como:

  • Diminuição da imunidade;
  • Diminuição de desempenho muscular;
  • Menor desenvolvimento cognitivo;
  • Alterações de humor;
  • Distúrbios do ciclo do sono;
  • Maior propensão a desequilíbrios psicológicos.

Por isso, se você está sedentário e, mesmo assim, não sente que sua saúde está debilitada, saiba que falta no seu organismo um estímulo fundamental para o bom funcionamento dele. Sem a atividade física o desempenho cognitivo e corporal está bem aquém do que ele poderia ser.

Nesse sentido, a atividade física é tão importante quanto se hidratar, se alimentar ou dormir. Ela equilibra nosso corpo de uma forma muito mais profunda do que imaginamos. Entre em contato conosco e descubra algumas opções de cuidar da sua saúde ao mesmo tempo em que você se diverte!

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 743 vezes, 1 visitas hoje)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *