A visão holística da Saúde no Kung Fu

Aprenda Kung Fu Online!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. Essa visão aborda a pessoa como um ser completo, ela é uma visão holística da saúde.

Por isso, tratar só os sintomas de uma doença não é o suficiente para manter a saúde. Isso não é o bastante nem para se tratar uma doença. Neste texto você vai entender como o Kung Fu proporciona um cuidado completo com seu corpo, mente e espírito!

A manutenção da saúde no Ocidente

Para pensar a relação entre Kung Fu e saúde é importante entender como cuidamos da saúde no Ocidente. Apesar de a OMS ter um conceito bem definido do que é saúde, a sociedade ocidental como um todo entende o cuidado de si de maneiras diversas.

Há uma ideia comum sobre o que significar estar saudável, ela é a que identifica a saúde pelo seu contraste, a doença. Cuidar da saúde pensando só na doença nos faz preocupar com ela apenas quando estamos sentindo os sintomas. Saúde, para o senso comum na cultura ocidental, é não estar doente, não apresentar sintomas. Podemos constatar essa tendência na nossa vivência, pois em geral, preferimos remediar a prevenir.

Porém, no Oriente, a saúde é tradicionalmente encarada como ter energia e vitalidade para fazermos as nossas atividades profissionais e afetivas. Ter entusiasmo para se divertir e trabalhar, ter estabilidade emocional, ter relações saudáveis, dormir bem e etc. O povo chinês, por exemplo, vê a saúde com um olhar mais abrangente. Isso se vê nas práticas da medicina tradicional chinesa, que foca no equilíbrio de todos os aspectos da vida do paciente. 

O problema do senso comum ocidental ao se tratar doenças

Na rotina de muitos cidadãos ocidentais a preocupação com a saúde só surge quando algo está visivelmente errado no nosso corpo. Mais grave ainda é se estivermos desenvolvendo algum distúrbio psicológico como ansiedade crônica, depressão ou a síndrome do esgotamento. Como os sintomas das aflições da mente não são tão fáceis de detectar, em geral, só percebemos nosso estado precário de saúde mental quando estamos em crise.

Essa tendência de tratar só o que se vê geralmente ignora a importância de prevenir. Por exemplo, mesmo que saibamos que alimentação correta é importante para evitar certas enfermidades, é muito frequente o caso de pessoas que só prestam atenção na sua nutrição ao sofrer de algum tipo de doença.

Quando sentimos os sintomas da gripe, por exemplo, nossa imunidade já estava baixa. A solução mais corriqueira é tomarmos um remédio para aliviar a constipação e febre. Porém, a origem da doença é um fator “oculto” que pode ter diminuído a nossa imunidade. Os sintomas aparecem depois que a doença já se desenvolveu.

O tratamento somente dos sintomas é insatisfatório, pois trata somente das consequências da doença. Esse tipo de tratamento dificilmente cura de fato. Ao tratar dos sintomas sentimos um alivio momentâneo, mas não impedimos que a doença surja novamente. A ideia da medicina oriental é fortalecer o corpo e a mente para que doenças nunca surjam.

O conceito de saúde das artes marciais chinesas 

O Kung Fu se apoia na visão holística da saúde. Para os praticantes de artes marciais chinesas não adianta apenas tomar os remédios. Se não tratarmos as causas das doenças elas nunca serão eliminadas. Seria o mesmo que ter problemas de pressão alta, tomar a medicação, mas não mudar hábitos alimentares. Fazer isso seria contornar o problema ao invés de resolvê-lo.

No entanto, saúde não é só aparência, um atleta de alto desempenho pode parecer saudável, mas ser muito doente (lesões crônicas devido aos treinos e estresse pela cobrança das competições). Praticar exercícios pura e simplesmente não garante uma boa saúde. É necessário existir um trabalho de melhora em todas as esferas da vida, a física, a mental e emocional.

No Kung Fu (e na cultura chinesa como um todo), saúde é equilíbrio. A doença só surge quando algum fator da nossa vida está em excesso ou falta. Ela é um reflexo de algo muito mais complexo que está errado no nosso corpo e mente. Por isso, não há uma fórmula mágica ou técnica milagrosa para ser saudável. A saúde é um trabalho constante de balanceamento das nossas condições de vida.

Esses fatores que afetam nossa saúde são vários. Quando somos bem nutridos, protegidos e estimulados estamos em harmonia e nosso corpo consegue combater a maior parte das doenças. Porém, quando estamos comendo mal, sempre correndo do perigo (ou seja, com altos níveis de estresse) ou entediados ficamos desequilibrados, consequentemente, adoecemos com mais facilidade.

A saúde no Kung Fu

Esse conceito de saúde implica em uma mudança na nossa mentalidade ao tratar doenças. Geralmente acreditamos que temos que cuidar da saúde só quando ela nos falta. É como se ela não fosse importante.

O que falhamos em perceber é que nosso corpo e mente precisam estar sempre em movimento para ter saúde, é igual um carro que, se ficar parado tempo demais, tem a bateria arriada e as peças enferrujadas. Assim, as atividades físicas são ótimas para manter o corpo forte e a mente entretida. Por isso é preciso ter ocupações que te mantenham em constantemente desafiado e em evolução.

O corpo sempre em movimento

Pensando em manter seus alunos motivados, os mestres de Kung Fu criaram seus currículos e os sistemas de faixas. No Kung Fu da nossa escola existem matérias que são distribuídas nas graduações. Em cada uma delas encontramos desafios físicos e mentais que são apresentados para o aluno gradualmente. Isso permite que a pessoa evolua no seu ritmo, sem forçar demais, mas também de forma que o aluno saia da sua zona de conforto. 

Quando temos que fazer algo repetitivo e sem aumento da intensidade ou dificuldade podemos ficar entediados. Quando isso acontece procuramos outra atividade para sair desse estado. Porém, quando se tem vários objetivos e coisas novas para aprender, a chance de ficar entediado diminui. E mesmo que o tédio apareça, há uma ferramenta valiosa que o Kung Fu proporciona: a criação de bons hábitos.

Criando hábitos saudáveis

O maior benefício de uma arte marcial é que nela aprendemos a adotar novas formas de realizar as coisas. Se em uma academia de musculação treinamos os músculos para repetirem determinada ação, em uma aula de Kung Fu treinamos o corpo e a mente para repetirem determinada ação.

É por isso que um aluno de Kung Fu entra na sala de treino e faz a reverência, demonstrando respeito. Ou então ele se programa para estar pronto na hora exata da aula, demonstrando disciplina. No final das contas, sem querer, o aluno foi treinar Kung Fu, mas acabou adquirindo bons hábitos, como o respeito com as regras do local em que ele se encontra e a pontualidade.

Além de adquirir as habilidades marciais, o aluno da Bravo Kung Fu consegue transportar os aprendizados da aula para o cotidiano. Ao expandir o conceito de saúde chegamos à conclusão de que o hábito de cuidar da saúde, ou seja, cuidar de si, é uma tarefa necessária e constante. Por esse motivo, o Kung Fu é uma ótima ferramenta de manutenção e melhora da saúde, já que ele exige um cuidado com o corpo e mente. Ao mesmo tempo, ele tem as ferramentas necessárias para nos manter treinando por muitos anos. 

A disciplina e o cuidado de si

O Kung Fu funciona como um remédio controlado. Não adianta tomar uma pílula e esperar os resultados. Devemos seguir o tratamento completo, tomar os medicamentos na frequência correta, sem pular nenhum dia. Com a atividade física e intelectual é a mesma coisa. Quando paramos de treinar, o corpo e a mente acabam se deteriorando.

Treinar Kung Fu não é meramente cuidar do corpo, mas é também um trabalho de reeducação na forma como cuidamos da nossa saúde. Treinar e se preparar implica em estar sempre prevenido contra os obstáculos; uma pessoa má intencionada, no caso do Kung Fu focado na defesa pessoal, ou contra doenças, quando treinamos para ser mais saudáveis.

No entanto, a ideia central é não precisar enfrentar a doença ou o adversário. Se formos estudar a Arte da Guerra, de Sun Tzu, veremos que a melhor vitória é aquela onde a luta nem aconteceu. Essa é a mentalidade que temos que ter ao pensar na nossa saúde: prevenir é sempre melhor que remediar!

Quer ser mais saudável física e mentalmente? Inscreva-se na nossa Newsletter e receba nossas dicas!

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 593 vezes, 1 visitas hoje)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *