Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
O Tai Chi Chuan é um estilo de Kung Fu que se diferenciou bastante dos demais. Muitos mestres o chamam de arte interna, por trabalhar o chi, conceito muito profundo das filosofias e medicina chinesa.
Nesse texto você vai descobrir os principais benefícios dessa modalidade do Kung Fu!
1- Melhora sua condição física
O Tai Chi Chuan é considerado um exercício terapêutico para vários ocidentais. Seus movimentos lentos e graciosos escondem o sentido marcial desse estilo de Kung Fu. Por mais que a prática do Tai Chi seja de fato terapêutica, ele continua sendo uma arte marcial, com movimentos de ataques e defesas, utilizando ou não armas.
Dessa forma, o aluno iniciante pode não sentir a complexidade de cada movimento, principalmente porque não há impacto nas articulações, e menosprezar o esforço que a atividade exige. Porém, com alguns meses de treino já é possível sentir o quanto a prática requer força, flexibilidade e equilíbrio.
2- Aumenta sua concentração
Um dos aspectos mais interessantes do Tai Chi é seu foco na coordenação dos movimentos corporais com a respiração. Para executar os movimentos é necessário inspirar e expirar no momento correto, fazendo com quê o aluno tenha que estar sempre concentrado.
Prestar atenção na respiração é uma das técnicas de meditação mais comuns. Sendo assim, praticar Tai Chi Chuan é ao mesmo tempo treinar uma atividade física e meditar. Isso faz essa arte ideal para quem quer meditar, mas fica muito inquieto no ato de se sentar por várias horas na mesma posição.
3- Perfeito para a reabilitação
O Tai Chi Chuan exige força física e bom alongamento para ser realmente gracioso e lento. Sem isso, os movimentos ficam rápidos e desengonçados. No entanto, justamente pelo fato dos movimentos terem que ser feitos lentamente, que não há impacto nas articulações ao treinar essa modalidade de Kung Fu.
Portanto, essa arte marcial é ideal para pessoas com problemas nas articulações (especialmente os joelhos) ou que não possam fazer exercícios muito intensos. O Tai Chi permite o fortalecimento do corpo, sendo ideal para ser praticado junto das sessões de reabilitação.
4- Ideal para idosos
Seguindo o raciocínio acima podemos concluir que o Tai Chi é um exercício ideal para idosos. Ao envelhecer, o corpo humano vai perdendo massa muscular e a densidade dos ossos diminui. Assim, certas atividades se tornam inviáveis pelos altos riscos que elas trazem (a luta é um exemplo). Como os exercícios de Tai Chi não causam impactos ele se torna ideal para quem quer voltar a praticar exercícios depois dos 60 anos.
5- Mantém a saúde
Por ser uma atividade física o Tai Chi melhora e mantém a saúde do praticante. Toda atividade física trás consigo esse benefício. Porém, o Tai Chi (e todo estilo de Kung Fu) tem uma forte base na medicina tradicional chinesa.
Isso faz com que a preocupação com a saúde do corpo abranja também o equilíbrio da mente e das emoções. Essa visão holística da saúde incentiva os praticantes da arte a se cuidar de forma muito mais preventiva. Isso não só evita doenças, mas possibilita uma recuperação mais rápida quando se fica doente.
6- Proporciona bem-estar
Por ser uma arte marcial, o Tai Chi também melhora a autoimagem do praticante, o que aumenta a autoestima. Além disso, o praticante se torna habilidoso no uso do seu próprio corpo (fazendo coisas que lhe eram antes impossíveis) e no manuseio de armas como a espada e a lança.
Tudo isso trás uma sensação de satisfação pessoal que ajuda a pessoa a se cuidar melhor, por isso ele também é indicado para auxiliar na manutenção da saúde mental. Outra vantagem é que muitas escolas usam faixas e graduações para mapear os conteúdos aprendidos. Isso aumenta muito a motivação para alcançar novos níveis de habilidade.
7- Equilibra corpo, mente e espírito
No centro do treinamento do Tai Chi está a harmonia energética do corpo e da mente. Nessa arte, o taoismo é a filosofia central que vai fornecer todos os conceitos para explicar os seus princípios.
Até no combate o praticante é orientado a seguir o fluxo do Tao, ser rígido ou flexível nas horas certas. Isso se reflete no treinamento ao controlar a respiração e coordená-la com os movimentos.
Esses são somente alguns dos vários benefícios do Tai Chi Chuan. Descubra mais assinando nossa Newsletter!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!