Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
Treinar Kung Fu online não é tão fácil quanto parece. É preciso muita dedicação e atenção ao manter seus treinos em casa.
Acompanhe nossas dicas para se manter treinando em qualquer lugar!
Kung Fu online: as dificuldades de treinar em casa
Se você já tentou aprender qualquer coisa, você sabe que é preciso muita dedicação e persistência. Agora, se estamos falando de ensino a distância, temos ainda mais desafios. Isso acontece, porque não estamos acostumados a aprender sem a presença física do professor e colegas que aprendem juntos de nós. Além do mais, há todas as limitações das tecnologias de comunicação.
Quando falamos de Kung Fu (e todas as outras artes marciais), encontramos ainda mais desafios. Pois no treino de técnicas, é fundamental ter o acompanhamento do seu mestre e também a companhia de seus colegas de treino.
A dura realidade de não poder treinar em uma academia
No entanto, treinar em um local adequado, com colegas similares a você e com um professor que tenha a didática apropriada para te ensinar da melhor forma, pode ser uma tacada de sorte.
Se você vive próximo a grandes centros urbanos, encontrar uma boa academia de Kung Fu pode ser um pouco mais fácil. Porém, para quem mora em cidades menores, isso pode beirar o impossível. Pois uma arte marcial de qualidade é bem rara no mercado de academias e exercícios físicos.
E mesmo que o acesso a uma academia não seja o problema, ainda temos que encontrar o estilo de Kung Fu específico que queremos. Também existe o fato de que nem todo professor vai focar na área da arte que você quer treinar. Alguns focaram em técnicas, outros na cultura ou na luta. Assim, fica ainda mais difícil encontrar um local que se encaixe nas suas expectativas e objetivos.
A alternativa possibilitada pela internet: o treinamento a distância
O fato é que no séc. XXI, o estilo de vida da pessoa média pode facilmente ficar incompatível com a ideia de frequentar um espaço específico e em horários determinados. Isso por pelo menos duas vezes por semana, durante anos. Esse é o comprometimento necessário para se tornar um faixa preta.
O trabalho ou a família podem levar um praticante de Kung Fu a abandonar sua escola. Uma promoção ou uma oportunidade de negócios podem nos levar a uma cidade que não tem o mesmo estilo ou método que aprendemos a gostar. Assim, a sorte entra em jogo novamente, ela é um fator que pode te levar a abandonar sua prática marcial.
Além disso, situações atípicas e únicas podem, de uma hora para outra, interromper totalmente nossos planos de frequentar as aulas e se graduar em uma arte marcial. A pandemia do novo coronavírus que estourou em 2020 é um exemplo. Por questões sanitárias, frequentar academia de artes marciais se tornou um perigo à saúde de todos os alunos e professores.
Dicas para treinar Kung Fu online
Assim, o treinamento do Kung Fu a distância se tornou a única possibilidade de se manter treinando com consistência diante desses desafios. Pensando nisso, criamos uma lista com dicas para se manter treinando pela internet. Acompanhe!
1- Crie uma rotina de treinos
O primeiro passo para treinar Kung Fu online com consistência é se programar. Afinal, agora as aulas e treinos são ainda mais de responsabilidade do aluno. Por isso, estabeleça entre duas a quatro horas semanais para rever suas técnicas e manter o condicionamento físico em dia.
Em uma academia, temos a ilusão de que o professor é o centro da aula e que tudo, o horário e local das aulas, é por conta dele. Contudo, a realidade é que a necessidade dos alunos que ditam isso na maioria dos casos. Treinar uma arte marcial é algo que vem do aluno, na medida em que ele escolhe aprender sobre o Kung Fu e também se responsabiliza pelo seu desenvolvimento na arte.
2- Crie um ambiente favorável
Na medida do possível devemos criar um ambiente que seja o mais próximo do ideal (que normalmente seria uma academia). O espaço é a primeira coisa a ser pensada. Quanto mais amplo for o ambiente, melhor. Assim, se você tiver um quintal, metade das dificuldades desaparece (só fique atento nos dias de chuva!).
Porém, se um espaço amplo não é possível, você pode tentar rearranjar os móveis, para assim conseguir mais espaço. Retire objetos que podem se quebrar (o treino com armas do Kung Fu pode causar danos materiais…) e redobre sua atenção. Se possível, usar espaços públicos, como praças e parques, pode ser a melhor alternativa.
Em último lugar, converse com as pessoas que convivem com você sobre os seus horários de treino. Esse tipo de diálogo é fundamental para garantir que, no meio da sua aula ou prática, você não seja interrompido. O treino de Kung Fu deve ser encarado como um rito a ser realizado.
3- Prepare-se para se adaptar
Especialmente se você teve dificuldades de montar um espaço, esse é o item de maior importância. Adaptação é a maior qualidade que podemos desenvolver para treinar em condições não ideais. É preciso estar sempre com a mente aberta para as possibilidades.
Muitas vezes faltará equipamentos como colchonetes, tatames e armas. Para resolver tais problemas a criatividade é a maior aliada. Se você ainda não possui um bastão, um cabo de vassoura terá que servir. O principal é se desdobrar para tentar achar opções, mesmo que sua conclusão seja em treinar as técnicas de armas sem elas.
Ao se treinar em casa, muitas vezes estamos presos ao treinamento solo. Isso pode ser mitigado com equipamentos, como um saco de pancadas ou o treinamento de sombra. Ao treinar as formas, é necessário usar ao máximo a capacidade da imaginação, criando seu oponente imaginário para aplicar as técnicas.
Há também a necessidade de se adaptar às novas tecnologias, como aplicativos de vídeo conferência e portais de ensino a distância. É preciso muita paciência e disposição para lidar com a telecomunicação. Além de energia, para parar um pouco a rotina e ler os tutoriais de como tirar maior proveito dessas ferramentas.
4- Redobre sua atenção nas explicações do professor
Aprender de longe é bem mais difícil. Entender o que o professor fala pode ficar ainda mais custoso para o aluno. Seja em videochamadas ou em cursos gravados, as câmeras não conseguem replicar a situação real. Além disso, pequenos detalhes podem dificultar ainda mais a comunicação, como um ângulo estranho da câmera, a iluminação ou uma conexão ruim.
Por isso, devemos estar muito atentos às falas do instrutor, pensar antes de se mexer e sair das posturas. Ouvir bem as instruções, se devemos usar um membro ou o outro, virar para a esquerda ou a direita. Também é bom aumentar os esforços de imaginação, para conseguir visualizar mentalmente as orientações do professor.
5- Aproveite as oportunidades de desenvolvimento
Treinar qualquer arte online é muito difícil e sempre encontramos obstáculos que nem mesmo imaginávamos que teríamos. Dessa forma, devemos estar preparados para encarar qualquer desafio. E mais! Devemos encarar os desafios como oportunidades de crescimento.
Em praticamente toda arte marcial temos que desenvolver uma “mentalidade de guerreiro”. No Kung Fu isso não é diferente. Essa mentalidade seria uma postura altiva e alegre diante dos desafios, como se superá-los fossem aumentar ainda mais as recompensas de se manter firme no seu caminho.
Ter esse vigor mental é fundamental para conseguir se desdobrar na adversidade. Se essa postura for cultivada, muitas dificuldades se transformarão em facilidade quando a situação for a ideal. Se você conseguir aprender, mesmo que lentamente, a distância, é bem provável que suas habilidades cognitivas tenham evoluído. Logo, quando você tiver a oportunidade de treinar em uma academia, o processo será bem mais fácil, pois você já estará “calejado”.
6- Use todas as ferramentas disponíveis
Nossa última dica é: use e abuse das ferramentas disponíveis.
Ferramentas são tudo que se pode usar para aumentar seus resultados nos treinos de Kung Fu online. O seu espaço, seus equipamentos e conhecimentos, são exemplos. Se você tem um quintal ou área de lazer na sua moradia, use isso para treinar. Se você já tem armas de Kung Fu à sua disposição use-as também.
Esses exemplos são óbvios. Mas há também ferramentas que podem nos ajudar e que não usamos, seja por falta de hábito ou de criatividade.
O celular, por exemplo, é uma grande ferramenta. Com ele você pode se filmar fazendo os exercícios. Você pode ter uma boa ideia do seu desempenho ao se observar executando as técnicas. Com essas filmagens, você ainda fornece ao seu professor uma maneira a mais de te observar e corrigir algumas posturas e movimentações.
Não deixe que os obstáculos se tornem maiores do que eles são. Treinar presencialmente é o cenário ideal, mas se prender à perfeição não vai nos levar a lugar algum. Somente aqueles que se entendem como imperfeitos conseguem chegar nos mais altos níveis das artes.
E você, já treinou artes marciais a distancia? Entre em contato e agende sua aula de Kung Fu ou Tai Chi Chuan online!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!