Taoismo – Explore o Zhuangzi, um dos livros fundamentais da filosofia chinesa!

Aprenda Kung Fu Online!

Neste texto você vai aprender sobre o Zhuangzi (ou Chuang Tzu) um dos principais textos da literatura taoista. Esse livro é reconhecido por sua bela poesia e profundas reflexões.

Uma obra autoral

Na antiguidade era muito comum que os livros fossem escritos por autores anônimos. Outra prática comum, especialmente na China, era a de atribuir o texto a algum personagem histórico de grande influência. Isso era tanto uma demonstração de respeito quanto uma tática para aumentar a autoridade dos argumentos.

Os mestres taoistas

No taoismo temos textos que são referência. Dois dos principais são o Tao Te Ching  e o Zhuangzi. Ambos escritos por notórios personagens da história e mitologia chinesa.

O Tao Te Ching (O Livro do caminho e da Virtude) é um conjunto de sentenças simples e breves. Elas geralmente contradizem uma a outra, fomentando a reflexão do leitor. A escrita é poética, com ritmo e rimas muito bem feitas.

Esse livro tem autoria duvidosa, pois o nome do autor Laozi (ou Lao-tse) significa “Velho Mestre” e pode ser entendido mais como um título do que como um nome. Há uma grande discussão se o Tao Te Ching é uma obra de um ou vários autores.

O Zhuangzi é uma exceção a essa tendência, pois ele tem um tom mais pessoal. Sua escrita é muito bem feita, com alta qualidade da prosa e da poética.  Nele encontramos anedotas e fábulas curtas, porém de cunho sagaz e profundo. O humor frequentemente acompanha as histórias.

Ele foi escrito por Chuang-tse, que abordaremos com mais detalhes na próxima sessão.

Quem era Chuang-tse?

Ao contrário do Laozi, do qual não se sabe se existiu ao certo, podemos confirmar a existência de Chuang-tse pelos registros históricos. Um dele é a menção encontrada no capítulo 63 das Memórias Históricas (Shiji) do historiador Sima Qian.

O nome de nascença de Chuang-tse era Zhou (Zhuang Zhou). Ele nasceu na bacia do Rio Azul, região ao sul do reino de Zhou. Nesse local a cultura Chu florescia e se destacava da cultura conficiana, austera e ritualista, pois cultura de Chu era rica e refinada, cheia de imagens e histórias exuberantes.

Chuang-tse teria vivido na região aproximadamente entre 370-300 a.C. , na mesma época que Mêncio, outro pensador chinês muito influente. Ele foi um funcionário subalterno, em um cargo administrativo. Depois de algum tempo ele se retira do mundo e dá as costas à política e sociedade.

“Um dia em que Chuang-tse está pescando com anzol às margens do rio Pu, dois altos funcionários enviados pelo rei de Chu apresentam-se diante dele dizendo:

– Nosso rei deseja confiar-vos um cargo em seu Estado.

Com a vara de pescar na mão, sem sequer dignar-se virar a cabeça, Chuang-tse responde-lhes:

– Ouvi dizer que tendes em Chu uma tartaruga mágica, morta há três mil anos. O rei a mandou embrulhar e colocar em um estojo, que conserva preciosamente sobre o altar de seus ancestrais. Na vossa opinião, esta tartaruga teria preferido morrer para que seus ossos fossem objeto de uma veneração eterna? Ou teria preferido permanecer viva, arrastando a cauda na lama?

– Teria preferido permanecer viva arrastando sua cauda na lama – respondem em coro os dois funcionários.

– Ide embora! – conclui Chuang-tse. – Eu também prefiro ficar aqui arrastando minha cauda na lama!”

Zhuangzi, 2

Os vários textos do Zhuangzi

No Zhuangzi encontramos vários textos de várias épocas diferentes. Ao que se sabe, diversos autores contribuíram na obra. Eles foram escritos entre o fim do séc. IV a.C. (período em que Chuang-tse viveu) até o fim do séc. III a.C. (período dos Han).

Apesar de eles falarem em conjunto, pode ser difícil distinguir qual é a voz de Chuang-tse. A edição mais usada atualmente data do séc. III d.C. e tem 33 capítulos. Você vê abaixo a divisão mais aceita entre os pesquisadores:

  • 1-7 são os capítulos “internos” e são geralmente atribuídos a Chuang-tse;
  • 8-22 são os capítulos “externos” são de autenticidade duvidosa;
  • 23-33 são os “mistos”, cuja origem é ainda mais suspeita.

Um breve guia de leitura sobre o Taoismo

Pode ser bem difícil adentrar no mundo literário de outra cultura. E quando falamos da cultura chinesa isso fica ainda mais difícil!

Nessa sessão você vai encontrar links para alguns livros com fundamentais da filosofia taoista para direcionar melhor sua leitura.

Versão português gratuita:

Aqui você encontra uma tradução com base em várias edições do Zhuangzi. A principal é A Sabedoria da Índia e da China, de Lin Yutang. Você encontrará os capítulo “internos” e mais alguns adicionais.

Versões comentadas em português:

Conseguir textos clássicos em português não é nada fácil. Principalmente quando eles são línguas antigas. As versões em português geralmente são traduções de outras línguas, como o inglês ou francês.

Sugerimos aqui dois comentários que podem ajudar o leitor a adentrar na filosofia taoista:

O barco vazio: Reflexões sobre as Histórias de Chuang Tzu é um comentário de Osho sobre algumas histórias do Zhuangzi.

 

 

 

Outra opção é a Via de Chuang Tzu, de Thomas Merton. Essa é uma releitura dos clássicos que visam trazer ao leitor contemporâneo a sabedoria taoista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Versão completa, inglês:

Em inglês é mais fácil encontrar uma versão completa de todos os 33 capítulos. Se você domina a língua, vai ser fácil ter contato com o texto completo:

The Book of Chuang Tzu, Elizabeth Breuilly (Autor), Chang Wai Ming (Autor), Martin Palmer (Tradutor). Nesse livro você encontra todos os capítulos do Zhuangzi, o “internos”, “externos” e “mistos”!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura complementar:

O Tao Te Ching é mais um livro basilar da filosofia taoista. Nele, você encontra as reflexões de Laozi (ou Lao tse). Essa é uma leitura obrigatória para entender melhor as origens do taoismo e do fundamento filosófico do Tai Chi Chuan!

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e receba novidades sobre Kung Fu e filosofia chinesa!

Beba direto da fonte!

Para explorar a fundo qualquer conhecimento é preciso buscar as fontes originais. Sem isso é impossível saber se o conhecimento é confiável ou não. 

Esse texto é, em grande parte, baseado no seguinte livro:

Você pode encontrar muitas informações sobre o taoismo e sua história neste livro!

Clique aqui e comece a ler já! 

Aprenda Kung Fu Online!

(Visitado 2.229 vezes, 1 visitas hoje)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *