Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
A rotina do séc. XXI é cheia de contradições. Por um lado, temos muitas facilidades que nos poupam tempo, por outro lado, temos uma enorme agenda de afazeres – 24 horas já não são o suficiente.
O resultado dessa contradição é o estado cada vez mais precário de nossa saúde mental. Nesse texto você encontra dicas para manter sua sanidade em uma rotina adoeçedora.
1 – Faça exercícios físicos
Todos nós sabemos como fazer exercícios físicos é importante para ter uma vida saudável. Existem diversos estudos e pesquisas que apontam para a efetividade do exercício físico na manutenção da saúde. Se você conversar com qualquer médico, ou qualquer outro tipo de profissional da saúde, ele vai te dizer a mesma coisa: que é muito importante fazer exercício físico.
Então esse é o primeiro passo para ter saúde mental. Ele não vai só te ajudar na saúde física, mas ele vai garantir que o seu cérebro funcione bem e fique equilibrado tanto psicologicamente quanto neuroquimicamente.
2 – Alimente-se adequadamente
Para ter uma mente saudável é importante ter um corpo saudável. Por isso, pensar na sua alimentação vai trazer benefícios físicos e psicológicos evidentes. Você vai ter mais disposição e energia, vai conseguir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e vai diminuir a incidência de doenças e complicações de saúde.
Além do mais, há o aspecto estético, que por ser uma cobrança social muito forte, afeta muito a nossa a nossa autoestima e a nossa segurança emocional. Comer bem vai refletir na sua autoimagem e autoconfiança.
Você não deve comer bem somente para ter um corpo “sarado”, mas sim porque fazer isso te trás mais bem-estar. Reeducar-se na alimentação tem esse benefício duplo: mantém corpo e mente funcionando e ainda te deixa mais “bonito”.
3 – Conhece-te a ti mesmo
Na busca pela melhora individual e desenvolvimento pessoal podemos nos perder em vários métodos, técnicas, consultas e terapias. Existem diferentes maneiras de ter um corpo mais saudável, ter uma dieta mais balanceada e ter um dia perfeito; com a rotina toda programada na forma de um check-list, que vai te assegurar que você está sendo muito produtivo.
Entretanto esquecemos que todo método é válido e, ao mesmo tempo, nenhum método é válido. Os métodos e técnicas em si são ótimos, porém nem todo método é válido para você, na sua situação específica. Por isso é importante se conhecer, saber quem você é. Sabendo disso, se entende melhor suas limitações e suas qualidades.
Por exemplo, caminhar e fazer corridas são os exercícios mais disponíveis e fáceis de serem feitos por qualquer pessoa. Podemos correr em praticamente qualquer lugar, é possível até mesmo correr em círculos se você estiver em um espaço muito limitado.
Contudo, mesmo esse exercício tão bom e acessível pode não ser o exercício ideal para você. Se você tem uma lesão no joelho isso já vai impossibilitar que você aproveite os benefícios desse tipo de exercício. Talvez, no seu caso, seja ideal fazer uma atividade com menos impacto, como o Pilates ou Tai Chi Chuan.
Da mesma maneira, se você é uma pessoa muito agitada e que enjoa muito fácil das coisas, talvez a musculação não seja um bom exercício para você. Um esporte em grupo, como vôlei ou futsal, ou então algum tipo de arte marcial, como o Kung Fu ou Muay Thai, sejam boas alternativas para te manter entretido por mais tempo.
É importantíssimo saber quem você é, que tipo de exercício você gosta de fazer, qual tipo de estilo de vida é mais condizente com suas circunstancias. Isso vai ser a diferença entre um bom planejamento ou não.
4 – Não deixe de lado seu lazer
Equilíbrio é tudo! Por isso a recreação é extremamente importante para a mente, pois garante que nossas energias e frustrações não se acumulem dentro de nós. Atividades de lazer nos permitem gastar essa energia psíquica de uma maneira mais produtiva e benéfica.
Uma pessoa que não tem lazer em momento algum vai apresentar níveis de estresse muito altos. Um exemplo são animais que vivem em cativeiro. Se eles não tiverem desafios e obstáculos a serem superados eles vão ficar entediados e ficarão estressados. Para evitar isso os tratadores fazem atividades recreativas (como esconder o alimento em locais improváveis). Como os seres humanos são um tipo de animal, o fenômeno é o mesmo. Por isso, é importante dosar bastante o seu tempo produtivo no trabalho e nos seus prazeres.
Como temos breves períodos de descanso na nossa rotina, o que fazemos nos fins de semana, nos feriados e nas férias, se torna muito mais importante. Sem esses períodos de descanso não conseguimos nos reenergizar e regenerar. Manter uma rotina desequilibrada por muito tempo vai diminuir seu desempenho em todas as tarefas e poderá causar distúrbios físicos e mentais.
5 – Cuide
de você
Na mesma linha do item anterior é importante se atentar para si mesmo. Muitas vezes nós nos doamos para os outros e esquecemos de cuidar de nós mesmos. Para quem lidera uma família isso fica ainda mais difícil.
Quando se está muito preocupado com a questão financeira, principalmente na sociedade em que vivemos, é muito possível que você se sinta culpado quando está em um momento de recreação. Já vimos no item anterior como ela faz parte do seu autocuidado.
Portanto, tenha muita cautela ao se cobrar em relação ao seu trabalho. Se você não tiver descansado, seu desempenho vai cair. Você deve guardar um tempo para socializar, “brincar” (jogar qualquer tipo de jogo um eletrônico, esportivo ou de tabuleiro), se divertir fazendo atividades que você gosta e que são significativas para você.
É certo que há momentos em que se está trabalhando sem parar para cumprir certo projeto. Muitas vezes isso é justificável, ou até mesmo inevitável. Às vezes vale a pena você não sair durante um mês porque você está terminando sua apresentação TCC ou sua dissertação de mestrado. Porém você não pode sustentar esse nível de estresse por longos períodos de tempo sem causar graves danos à sua saúde mental.
6 – Não se iluda
Esse é um aspecto complicado quando abordamos saúde mental. Quando falamos de ilusão, pensamos em pessoas que estão sofrendo com algum tipo de alucinação ou que estão sendo enganadas. O que abordamos nesse texto é quando nós nos iludimos com crenças que são criadas pelas nossas circunstâncias socioculturais e reforçadas por nós mesmos.
A maioria de nós trabalha de segunda a sábado, enfrenta o trânsito na ida e na volta do serviço e ainda faz algum tipo de jornada dupla (grande parte das mulheres, triplas). Depois disso tudo, fazemos o possível para aproveitarmos os nossos fins de semana com o pouco dinheiro que sobra depois dos boletos.
Ao seguir essa rotina podemos cair em algumas armadilhas que podem nos bloquear completamente na busca de saúde mental. Tais bloqueios podem ser a crença que não há nada a mais a ser feito para garantir uma boa saúde.
É importante entender onde estamos e para onde vamos. Ter uma noção do quadro social em que você está e do que é possível ou não dentro do seu contexto deve ser a primeira coisa a se pensar ao refletir sobre saúde mental.
Buscar serenidade em um contexto de classe média, por exemplo, é mais fácil do que no contexto de pessoas que moram em periferias. Você está exposto ou não a determinados tipos de perigos que podem te trazer distúrbios psicológicos e com proporções mais severas.
O ponto é que em algumas situações é muito difícil manter a saúde mental, mas não impossível. Por isso, não se iluda, é possível sim alcançar certos níveis de estabilidade mental a partir do momento em que entendemos a nossa situação. É possível ser feliz! O que vai realmente melhorar as suas condições de vida e vai te gerar saúde mental é uma postura serena e pró-ativa diante dessas dificuldades.
7- Crie sinergias
É difícil ter saúde mental dentro de um contexto social desfavorável, especialmente em um sistema que te pede para fazer um consumo desenfreado, mas que ao mesmo tempo não te permite usufruir desse consumo; ou por que o seu salário não cobre a sua subsistência, ou porque não há tempo para você aproveitar realmente os frutos do seu trabalho, ou os dois.
Para sair dessa enrascada você precisa pensar estrategicamente em maneiras de fazer uma coisa e gerar vários resultados. Isso é o que chamamos de sinergia: são ações que, quando realizadas em conjunto, vão trazer mais resultados com menos esforço.
A ideia da sinergia é fazer as suas metas serem alcançadas com menos ações. Por exemplo: imagine uma pessoa que mora muito longe do local em que ela trabalha. Ela ainda tem que usar transporte público, que leva horas para percorrer esse trajeto, além de custar muito dinheiro. Nessas condições talvez valha a pena associar a sua atividade física à ação de ir ao trabalho indo de bicicleta, por exemplo.
Porém, esse exemplo não vai servir para todo mundo. Pode ser muito inconveniente chegar no trabalho todo suado e ficar 8 horas sem poder tomar um banho. Além disso, o relevo pode não ser favorável, há dias em que chove, pode-se ficar doente e etc. Então essa pode não ser a solução ideal.
O mais importante é encontrar as suas próprias sinergias. Quando paramos para pensar estrategicamente, não é tão difícil mesclar eventos e melhorar seus resultados. Você pode estudar ao ouvir podcast ou audiolivros no seu carro, no transporte público ou ao se exercitar.
De fato nossa rotina é realmente muito complexa e cheia de tarefas. Tudo isso pode te tirar do eixo da rotina e que podem atrapalhar a nosso busca por um pela saúde mental. A questão é que temos várias alternativas e recursos tecnológicos para criar momentos mais proveitosos no nosso dia.
Se hoje a tecnologia nos deixou mais agitados e ansiosos, ela também pode ser usada para nos deixar mais tranquilos e calmos. O mais importante é se concentrar em fazer sua rotina saudável. Isso vai evitar que sua saúde mental e física se degradem.
Gostou do conteúdo? Se nossas dicas te ajudaram compartilhe esse texto nas redes sociais. Talvez mais alguém possa ser beneficiado com esses insights também!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!