Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
Nesse texto você vai aprender quais são as Posturas Básicas do Kung Fu. Aprenda a fazer uma sequência que fortalece as pernas e trabalha sua coordenação motora!
O método do Kung Fu
As artes marciais chinesas carregam uma forte base filosófica do pensamento de Confúcio. Esse filósofo acreditava que o ser humano seria capaz de aprender qualquer coisa se ele tivesse a educação correta. Sendo assim, os praticantes de Kung Fu seguem a ideia de que seguindo o método correto é possível transformar e harmonizar o corpo e a mente.
Esse método se baseia no aprendizado de movimentos curtos e simples. Depois há o aperfeiçoamento deles por meio da repetição contínua. Após esse processo inicial, o aluno pode aprender técnicas mais complexas, que também são melhoradas pela repetição. Ao final desse processo o praticante já consegue executar as técnicas de forma natural.
Do simples ao complexo
As técnicas são organizadas em movimentos simples (os básicos), que vão se complexificando em sequências maiores (até encontrarmos as formas). A ideia é acostumar o corpo com os básicos, repetindo-os por vários minutos ao longo de vários dias. Isso vai construir as habilidades motoras do corpo de maneira a possibilitar a introdução de manobras mais complexas ao longo do treinamento.
A verdadeira maestria
Depois da repetição por vários anos é que podemos dizer que temos gongfu, ou seja, uma habilidade desenvolvida com esforço. Esse conceito pode ser associado ao taoisimo, outra filosofia chinesa. Especialmente o conceito de shen, que significa espiritual ou divino, é o espírito agindo sem obstáculos.
Nesse conceito temos a expressão máxima da habilidade, que deveria ser usada de forma natural, como se fosse algo tão simples quanto respirar. Quando se começa a aprender os movimentos, o aluno tem que pensar para fazer. Mas ao se tornar um praticante avançado, ele os faz espontaneamente, sem precisar racionar para agir.
As Posturas Básicas do Kung Fu
Sabendo como o método tradicional funciona é fácil perceber como sequência simples e diretas podem condicionar seu corpo para aprender a se movimentar. Além disso, tais movimentos vão tonificando as pernas e desenvolvendo o equilíbrio e coordenação motora.
Nos próximos parágrafos você vai ver como cada uma das bases principais é ensinada na Bravo Kung Fu. Essas são as posturas principais da nossa escola. Sendo assim, se você já treinou Kung Fu antes, pode ser que algumas posições sejam iguais, mas também pode ser que você encontre divergências.
Aprendendo as Posturas Básicas
Agora vamos aprender as Posturas Básicas. Essa matéria vai te ensinar a movimentação básica de pernas. Com essas bases você conseguirá executar a maior parte dos passos das técnicas de Kung Fu.
ATENÇÃO: Ao usar as imagens como referência você deve se colocar no lugar do professor. Fique ligado nas orientações de esquerda e direita!
Você vai começar fazendo a postura do cavalo. Em seguida, no comando “1” você deve afastar as duas pernas (dando um leve salto) formando a Postura do Cavalo. Mantenha os joelhos virados para fora e tente virar os pés para frente (A1).
Agora vamos fazer o Gato, o comando “2”. Você vai se virar para a esquerda, usando o pé direto como base (ou seja, você não o tirará do lugar). Aproxime o pé esquerdo do corpo, deixando-o leve, só com a ponta dele no chão. Seu pé direito estará na diagonal (45º); dobre bem o joelho, pois todo seu peso deve estar nessa perna (A2).
O próximo passo é o Arco e Flecha, o comando “3”. Jogue o pé esquerdo para frente, pisando primeiro com o calcanhar, para depois a ponta chegar ao chão. A perna direita deve ficar completamente esticada. Já o pé direito deve ficar entre 90º a 45º (e nunca para trás!). O joelho da perna esquerda deve estar 90º, ele não deve passar da linha do tornozelo (A3).
Agora você deve fazer tudo em sequência:
Cavalo > Gato > Arco e Flecha (A4)
Repita bastante essa sequência e fale em voz alta o nome das posturas ao fazê-las. Isso ajudará a memorizar cada base. Isso é importante, pois esses termos serão usados constantemente.
Depois de treinar um pouco, vamos continuar!
Continuando do final da Fig. A3, vamos ir para o “4”, que é o Gato novamente. Simplesmente puxe a perna esquerda, deixando todo o pesa na perna direita. Pé direito fica na diagonal.
O “5” é o Cavalo. Você deve afastar sua perna esquerda e dobrar seus joelhos. Deixe as mãos bem firmes na cintura.
Agora você receberá um novo comando, o “1”. Nele você deve permanecer no Cavalo e falar “Cavalo!”. No “2”, você fará o Gato, porém para o lado direito. Você vai se virar para a direita, usando o pé esquerdo como base (ou seja, você não o tirará do lugar). Aproxime o pé direito do corpo, deixando-o leve, só com a ponta dele no chão. Seu pé esquerdo estará na diagonal (45º); dobre bem o joelho, pois todo seu peso deve estar nessa perna (A5).
No “3”, vamos continuar indo para o Arco e Flecha, só que movendo o pé direito para frente e deixando a perna esquerda para trás (A6).
No “4”, volte no Gato. No “5”, afaste a perna esquerda e faça o Cavalo. A sequência ficará assim:
Cavalo > Gato > Arco e Flecha > Gato > Cavalo > Cavalo > Gato > Arco e Flecha > Gato > Cavalo (A7).
Siga a ordem explicada acima. Repita algumas vezes para se acostumar.
Agora vamos fazer o Cruza. Depois de toda a sequência A7, você receberá o comando “Cruza”. Comece colocando a perna direita atrás da esquerda. Os joelhos ficam bem unidos, calcanhar direito fica no ar (só a ponta no chão), enquanto o pé esquerdo fica totalmente no chão (A8).
Na figura A9 temos outro ângulo da mesma posição.
Prosseguiremos com o Vira. Essa é uma transição do Cruza para o Cavalo. Ao ouvir o comando “Cruza” você vai girar para a direita, sem tirar os pés do chão. Ao completar o giro de 180º você deve afastar a perna esquerda, para fazer o Cavalo. Ao terminar de fazer a postura fala “Vira” (A10).
Agora você irá repetir os mesmos comandos. Primeiro o “Cruza” e depois o “Vira” (A11).
Repita um pouco mais somente o Cruza e Vira, pois eles precisam ser realizados de maneira bem fluida.
Agora que já está mais fácil fazer o giro, vamos fazer desde o inicio. Realize a sequência diversas vezes para ficar mais fácil. É importante tentar flexionar ao máximo as pernas, assim você conseguirá aos poucos fazer as posturas mais baixas.
A sequência completa
O que vimos até agora é só metade da primeira matéria da Faixa Branca. Na próxima imagem você verá como a sequência completa vai ficar:
É importante lembrar que essa matéria não resume todas as posturas do Kung Fu, mas apenas aquelas mais importantes para um aluno que está começando. Com o tempo você vai encontrar várias outras posições diferentes e também variações das posturas que ensinamos nesse texto.
E você? Conseguiu reproduzir essas posturas do Kung Fu? Conte-nos mais nos comentários!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!