Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!
Nesse texto você vai entender a história por trás das técnicas de bastão Shaolin! Saiba o que os antigos generais pensavam sobre as habilidades desses guerreiros e qual lenda originou essa fama.
O Templo Shaolin
O Templo Shaolin foi fundado pelo monge indiano Batuo, que conquistou boa vontade na corte do imperador Xiao Wen (467-499), da dinastia Wei do Norte. O imperador também ofereceu ao monge uma posição na corte, porém ele recusou.
Por fim, o monge acabou recebendo um terreno e fundos para a construção de um templo. Por volta de 495 d.C. ele foi erguido no Monte Shaoshi (próximo a Luoyang, Henan). Este é um dos montes mais altos da região (1.512m) e um dos mais sagrados da China.
O monastério é um complexo de construções que foram construídas, reformadas, destruídas e restauradas diversas vezes. Sua história é repleta de altos e baixos; ora tendo alta estima dos poderes, recebendo investimentos e terras, ora sendo queimado e perseguido pelas autoridades ou foras da lei.
Os monges Shaolin
Os monges Shaolin eram um grupo diverso de pessoas. Algumas eram totalmente devotas ao budismo, outras nem tanto. Havia aqueles que sabiam artes marciais, mas também existiam os que não tinham muitas condições de se defender.
A vida na sociedade pré-industrial era muito mais violenta, com condições muito precárias. Dessa forma, a sobrevivência dependia muito mais de habilidades marciais. Era comum que antes mesmo de se chegar ao Templo Shaolin a pessoa já tivesse algum conhecimento técnico de Kung Fu. Por isso, há registros de monges que lutaram em guerras apoiando determinado político, uma causa ou defendendo seu povo de invasores.
Contudo, há de se lembrar de que na maioria das vezes os monges estavam cuidando dos afazeres do Templo. Esse lugar era enorme, possuindo diversas construções para fazer a limpeza e manutenção. Também havia afazeres religiosos e alimentares, como cuidar das hortas.
O bastão Shaolin
É no final da dinastia Yuan (1271-1368) que aparece pela primeira vez a associação dos monges Shaolin com o bastão. Para se ter ideia, os estilo de Kung Fu sem armas são vinculados ao Templo Shaolin somente no séc. XVII.
As lendas do Kung Fu Shaolin
Existe uma lenda que conta que no ano de 1351 os Turbantes Vermelhos, um grupo rebelde que enfrentava os Yuan, atacaram o monastério. Durante o saque, um monge que estava trabalhando nos fornos do Templo incorporou o espírito de Jinnaluo, o patrono do Templo e protetor de Buda. Armado com um bastão, sua imponência e poder afastaram os invasores.
Essa lenda se tornou uma explicação comum para a associação de um templo budista com as artes marciais. Além disso, o bastão seria também uma boa escolha de armas para os monges, pois a ausência de lâminas na sua constituição combina muito com o imaginário de guerreiros que não matam.
Outro ponto importante de ressaltar é que o historiador Tang Hao afirma que os Turbantes Vermelhos devastaram parte do Templo, que ficou abandonado por anos. Esse foi mais um triste episódio onde a violência causada pela instabilidade política custou a vida de inocentes.
As opiniões dos especialistas
Ao longo dos séculos a fama do Templo foi aumentando. Tanto os fatos quanto os mitos acerca dos feitos dos monges ajudaram a criar um ar sobre eles que era simultaneamente de reverência e fascinação. Por isso, diversos especialistas da China Imperial deixaram registradas as suas opiniões sobre o mosteiro e as técnicas de bastão Shaolin.
A perspectiva militar
Os militares eram os artistas marciais que estavam mais envolvidos com a guerra. Para eles o combate mão a mão era um passo importante para o treino das tropas. No entanto, o foco real do soldado seria o treinamento com armas.
No Livro da Disciplina Eficaz (Ji Xiao Xin Shu 1562), escrito pelo general Qi Jiguang (1528-1588), encontramos as técnicas com e sem armas da sua época que ele achava mais eficientes. Qi chega a citar o método de bastão Shaolin, o que mostra que elas eram consideras eficazes para um general renomado da dinastia Ming (1368-1644).
Há também nas enciclopédias militares da época várias menções às técnicas de bastão Shaolin, sendo elas dignas de serem aprendidas. Como exemplo temos o Tratado de Assuntos Militares (Wu bian), escrito por Tang Shunzhi (1507-1560), veterano militar e o Tratado de Preparações Militares (Wubei zhi), escrito por Mao Yuanyi (1549-1641), oficial do governo.
A perspectiva civil
A população civil também se preocupava com as artes marciais. Por isso, certos praticantes de Kung Fu mais instruídos deixavam suas opiniões em textos para a posterioridade. A Exposição sobre o Método Original de Bastão Shaolin (Shaolin gunfa chan zong de 1610) é o primeiro manual de um estilo de combate Shaolin.Ele foi escrito pelo artista marcial Cheng Zongyou.
Já o Registro das Armas (Shoubi lu 1678), do estudioso e praticante das artes marciais Wu Shu (1611-1695), aborda a técnica do monge Shaolin Hongzhuan (que foi o instrutor de Cheng Zongyou). Wu critica a técnica Shaolin por usar a lança como se fosse um bastão. Isso mostra que os monges não utilizavam somente o bastão, ao contrário do que as lendas possam sugerir.
O que houve com as técnicas antigas
As várias técnicas de bastão Shaolin sobreviveram pela transmissão de ensinamentos de mestres para discípulos. Encontramos também manuais e textos deixados por mestres e artistas marciais preocupados com a preservação da arte.
É possível encontrar escolas que ensinam as técnicas do bastão Shaolin no Templo e nos vilarejos nos seus arredores. Também é possível acompanhar o trabalho que emigrantes chineses deixaram em vários países ao redor do globo.
Siga-nos no Instagram para ver mais sobre o Kung Fu Shaolin e história chinesa!
Beba direto da fonte!
Para explorar a fundo qualquer conhecimento é preciso buscar as fontes originais. Sem isso é impossível saber se o conhecimento é confiável ou não.
Esse texto é, em grande parte, baseado no seguinte livro:
Você pode encontrar muitas informações sobre o Kung Fu e sua história neste livro!
Clique aqui e comece a ler já!
Aprenda Kung Fu Online!
- Acompanhamento do professor!
- Vídeo aulas!
- Aulas guiadas e imersivas!